Publicidade

Mitos de menstrução sincronizada que são para esquecer

Há muitos anos que se alimenta a crença popular de que mulheres que vivem na mesma casa, ou passam muito tempo juntas, menstruam ao mesmo tempo. O que é chamado de “menstruação sincronizada” ocorre quando o ciclo menstrual de duas, ou mais mulheres – que moram, ou passam muito tempo juntas se torna gradualmente sincronizado, o que significa que iniciam os seus ciclos de períodos mensais aproximadamente na mesma altura do mês.

Mitos de menstrução sincronizada que são para esquecer

A verdade é que, ao observar a convivência familiar, podem perceber-se diversos pontos em comum, como alguns traços de personalidade e/ou comportamento. No entanto, ao notar que está com a menstruação sincronizada com outras mulheres, é natural associar esse acontecimento a um mito relacionado à troca de feromonas entre mulheres, no qual e baseia a teoria dos ciclos menstruais sincronizados.

Nos anos 70, um estudo realizado por Martha K. McClintock, psicóloga americana da Universidade de Harvard, concluiu que a interacção social pode afectar o ciclo menstrual. O estudo, que analisou 135 alunas que viviam juntas nos dormitórios da faculdade, concluiu que as suas feromonas interagem e criam empatia entre si, de modo que os ciclos menstruais passam a coincidir uns com os outros.

Uma marca sueca, Intimina, recentemente voltou a fazer o mesmo estudo com base o estudo realizado por McClintock. “Frequentemente mencionadas nos estudos, as feromonas são substâncias químicas odoríferas produzidas pelo corpo, que ao serem disseminadas provocam determinadas reacções entre indivíduos da mesma espécie.”

Cada pessoa é única e possui um ciclo menstrual que corresponde aos factores que influenciam a sua vida, em particular, “estes últimos estudos não encontraram evidências conclusivas a favor, ou contra a sincronização da menstruação, nem que haja interacção entre as feromonas de pessoas que estão muito próximas”. A sincronização “pode acontecer por acaso em determinado momento da vida menstrual, porque nem sempre a menstruação aparece na data certa e, dessa forma, há uma grande probabilidade de que possa aparecer na mesma altura de alguém que está próximo”.

Mitos de menstrução sincronizada que são para esquecer

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Mitos de menstrução sincronizada que são para esquecer
Publicidade