Melhora a saúde física e mental instantaneamente
Simples, amplamente acessível e resulta em grandes ganhos cardiovasculares: caminhar é uma das coisas mais fáceis que o ser humano pode fazer para melhorar a sua saúde e condicionamento físicos. Os especialistas Andrew White e Bayu Prihandito afirmam que uma versão específica da actividade, a caminhada silenciosa, também pode melhorar a sua saúde mental.
Eles dizem que há inúmeros benefícios em caminhar sem distracção e argumentam que praticamente qualquer pessoa pode colher os benefícios. “O que difere uma caminhada silenciosa de uma caminhada normal é a ausência consciente de tecnologia, amigos e outras formas de distracção ”, sublinha o personal trainer Andrew White ao site Best Life.
“Os participantes comprometem-se a um envolvimento mais profundo com o seu ambiente, observando conscientemente a sensação do chão sob os seus pés, o ritmo da sua respiração e os sons naturais ao seu redor. Esta ausência de distracções tecnológicas, incluindo telefones, ou música, garante uma experiência pura e sem filtros”, explica.
Para Bayu Prihandito,- coach de vida – mesmo a caminhada silenciosa intencional em prol da meditação tem raízes históricas mais profundas do que sua recente ascensão à fama poderia sugerir: “Embora possa parecer uma tendência recente, o conceito tem raízes nas práticas zen-budistas conhecidas como ‘meditação a andar.”
Para tentar a meditação a andar, concentre-se nas experiências sensuais que constituem o momento: as imagens, os cheiros, os sons e as sensações que o ancoram no presente. Tente não pensar em chegar a um destino específico, mas sim abraçar a jornada e como o seu corpo se sente no seu estado actual de movimento.
“Num mundo saturado de telas, aplicações e alertas, muitas pessoas estão a sentir a tensão da conectividade constante. Caminhar silenciosamente é uma contraposição directa a isso, oferecendo uma pausa e um retorno à simplicidade”, explica White. Ele acrescenta que essas caminhadas geralmente acontecem em parques, florestas, ou outros ambientes naturais, o que, segundo ele, amplia o seu apelo. Este desejo consciente de se desligar da tecnologia e voltar a ligar-se à natureza parece responder a uma necessidade primordial que muitas vezes não é satisfeita na sociedade moderna.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.