Publicidade

Acabe com as dúvidas. Tudo o que a Chocolate sabe sobre o copo menstrual

Ao longo dos anos, os produtos de higiene íntima feminina evoluíram para se adaptarem às nossas necessidades, com o objectivo de facilitar a nossa vida. O copo menstrual ganhou muita notoriedade nos últimos tempos e veio para substituir os absorventes internos e externos. 

Acabe com as dúvidas. Tudo o que a Chocolate sabe sobre o copo menstrual

Este é colocado na vagina e recolhe um volume maior de fluxo menstrual por até 12 horas. Além disso, é um produto ecológico, feito de material hipoalergénico, que não altera o pH vaginal e respeita cada corpo, evitando qualquer tipo de dano ao mesmo.

O copo menstrual também permite que as mulheres vivam as suas vidas sem se preocuparem com sangramentos indesejados.

Quais são as vantagens e desvantagens do copo menstrual?

O copo menstrual veio para revolucionar a higiene íntima feminina e oferecer uma forma mais confortável e ecológica. Porém, este produto apresenta vantagens e também desvantagens que deve levar em consideração se quiser incorporá-lo na sua vida.

Vantagens do copo menstrual

Evita irritaçõesos copos vaginais são hipoalergénicos, pois não contêm produtos químicos, plásticos, produtos agressivos ou alvejantes que possam ser prejudiciais ao organismo. Isto evita problemas como irritação, secura vaginal, alergias, ou infecções (como a candidíase).

Respeita o meio ambiente: a sua produção é mais limpa e menos poluente que a de absorventes e absorventes internos, além de utilizar menos plástico para embalá-los e não produzir resíduos.

É confortável:para muitas mulheres, o copo menstrual é sinónimo de conforto, não só pela facilidade de uso, mas porque pode usá-lo por até 12 horas sem interrupção. Além disso, não causa desconforto e sentir-se-á mais limpa.

É económico:os produtos de higiene feminina são bastante caros, mas o copo menstrual economiza dinheiro porque só precisa de um que seja reaproveitado e dure bastante.

Vem em tamanhos diferentes: muitas mulheres temem que o copo menstrual não caiba no seu corpo. Porém, existem modelos diferentes para cada mulher.

Acabe com as dúvidas. Tudo o que a Chocolate sabe sobre o copo menstrual

Desvantagens do copo menstrual

Desconforto ao trocá-lo: trocar o copo menstrual em locais públicos pode ser complicado e incómodo.

Colocação difícil: muitas mulheres acham um pouco difícil colocar e retirar. O mais aconselhável é encontrar o tipo de flexão com o qual se sente confortável e experimentar diferentes posições até se familiarizar com uma.

A limpeza deve ser correcta: o copo menstrual exige certos cuidados. A limpeza é o principal. Antes e depois de cada menstruação é obrigatório esterilizá-la corretamente.

Deve ser retirado com muito cuidado:ao retirá-lo, pode manchar as mãos, ou a roupa com o fluido menstrual. Por isso, é importante retirá-lo sem derramar nada.

Como saber qual é o tamanho do meu copo menstrual?

Uma das perguntas mais frequentes é qual o tamanho do copo menstrual que devs comprar. Devemos ressaltar que este produto deve aderir bem às paredes vaginais para que não se mova nem seja perceptível.

No começo pode ser um pouco chato, mas com o passar do tempo vai esquecer que está a usar e sentir-se-á mais confortável. Uma das suas vantagens, como já falamos anteriormente neste artigo, é que vem em diversos tamanhos para se adaptar a cada mulher.

São três: tamanho 0 – adolescentes – tamanho 1 e tamanho 2. O primeiro é indicado para meninas menores de 18 anos que não mantêm relações sexuais regularmente e com menstruação leve. O segundo  é para mulheres entre 18 e 30 anos que não tiveram filhos de parto vaginal. E o terceiro é voltado para mulheres que tiveram filhos de parto vaginal, ou que tenham mais de 30 anos.

Acabe com as dúvidas. Tudo o que a Chocolate sabe sobre o copo menstrual

O que é que os ginecologistas pensam sobre o copo menstrual?

A opinião dos ginecologistas sobre o copo menstrual foi a primeira coisa que despertou interesse no mundo feminino. Porém, longe de não recomendarem este produto como substituto de absorventes internos e externos, os especialistas garantiram que ele é seguro e não agride a área íntima feminina.

Mesmo assim, aconselham que a sua higiene seja correcta e o principal a ter em mente para evitar infecções. A forma indicada para esterilizar o copo menstrual é ferver a água a 60°C e inseri-lo por três minutos para garantir que esteja livre de bactérias. Depois de parar de o usar, ele deve ser guardado no saco de algodão com que chegou às suas mãos.

Acabe com as dúvidas. Tudo o que a Chocolate sabe sobre o copo menstrual

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Acabe com as dúvidas. Tudo o que a Chocolate sabe sobre o copo menstrual
Publicidade