Publicidade

Açúcar mascavado: é mesmo mais saudável?

O açúcar mascavado começou a ganhar popularidade nos últimos anos devido à crença de que é mais saudável que o açúcar convencional. Na verdade, as marcas de adoçantes adicionaram-no à sua lista e ele chegou às prateleiras do mercado. É utilizado em receitas de panificação e para dar sabor adocicado a infusões como café e chá.

Açúcar mascavado: é mesmo mais saudável?

Embora actualmente seja o preferido de muitas pessoas, os nutricionistas garantem que não é melhor que o comum, pois embora seja menos refinado e forneça um pouco mais de nutrientes, não há muitas diferenças e o seu consumo excessivo pode prejudicar a saúde.

Além disso, o açúcar mascavado é um alimento mais doce e com sabor de caramelo, que pode gerar altos níveis de glicose. Os diabéticos, por exemplo, devem limitar o seu consumo. O açúcar mascavado é considerado um adoçante natural de baixas calorias. Porém, não é assim, pois tem o mesmo valor calórico do comum: a cada cem gramas, 387 e 380 kcal.

Na verdade, por ser um açúcar menos refinado, existem impurezas químicas e contaminações microbiológicas que podem tornar o produto final menos seguro do ponto de vista alimentar, do que um produto purificado. Se prefere esse tipo de açúcar, o melhor é controlar o consumo, pois ele também pode causar danos à saúde e ganho de peso.  

Açúcar mascavado: é mesmo mais saudável?
Brown sugar in ramekin on the table.

Qual a diferença entre o açúcar comum e o mascavado?

Existem certas diferenças entre o açúcar comum e o mascavado, embora (como dissemos anteriormente) um não seja mais saudável que o outro. A primeira diferença está nas cores que adoptam após o processo de fabricação. O açúcar comum é de cor branca e muito doce devido ao seu alto teor de sacarose, enquanto o segundo é castanho porque na sua produção, o melaço não se separa dos cristais.

Além disso, o açúcar convencional é refinado e contém algumas quantidades de nutrientes provenientes do caldo de cana. Por outro lado, o açúcar mascavado é menos refinado e possui um pouco mais de vitaminas, potássio, cálcio, ferro e magnésio. 

Açúcar mascavado: é mesmo mais saudável?

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Açúcar mascavado: é mesmo mais saudável?
Publicidade