O lenacapavir está a revolucionar a prevenção do HIV com uma nova injeção que promete uma proteção de 100% contra a infeção com apenas duas doses anuais. Embora não seja uma vacina, este medicamento é a mais recente esperança para controlar a epidemia.
Testado em 5.300 mulheres em África, o estudo Purpose 1 revelou resultados promissores: nenhuma das participantes que recebeu o lenacapavir contraiu HIV, em comparação com as taxas de infeção de 1,5% e 1,8% entre as que usaram Truvada e Descovy, respetivamente. Este antiviral injetável atua como um inibidor do capsídeo do vírus, interrompendo a sua replicação e reduzindo o impacto no organismo.
Com uma fórmula que confunde o ADN do vírus e gera cápsulas malformadas, o lenacapavir, comercializado como Sunlenca, está a ser celebrado pela sua eficácia e pelo potencial de simplificar a prevenção do HIV. A versão injetável está a ser testada para prevenção, enquanto a versão oral é indicada para casos de HIV multirresistente. O medicamento foi bem tolerado e não apresentou contraindicações significativas.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.