Publicidade

Coronavirus: como sobreviver e não enlouquecer: 7 chaves

Publicidade

Deixe de lado a política e a medicina, vamos assumir o pior cenário: se houver uma epidemia e quarentena.

O que é que vamos fazer neste caso? Aqui estão 7 chaves para auto ajuda:

Publicidade

1. Filtre o fluxo de informações. Qualquer notícia reforça sua ansiedade? Encontre alguém que possa transmitir-lhe a informação essencial do que está a acontecer e apenas o que se aplica a si – dicas de prevenção, notas de emergência, etc. Do resto não precisa e o excesso de informação só prejudica a sua saúde.

A sua principal tarefa para o período de crise é cuidar de si mesmo.

2. Faça práticas de respiração. Existem muitas na Internet, encontre a que funciona para si e ajude a acalmar-se a si mesmo. Nas primeiras ondas de ansiedade – comece a respirar profundamente, retirando o medo com a expiração.

Coronavirus: como sobreviver e não enlouquecer: 7 chaves

3. Mais atenção ao corpo: desporto, sono, nutrição, rotina diária. Quanto mais focado estiver no corpo, menos pânico sente. Ao mesmo tempo o cérebro funciona melhor, de uma forma mais eficaz e focada. O seu objectivo aqui é manter o equilíbrio entre actividades corporais e cerebrais.

4. Faça uma lista de tarefas para o dia e cumpra-as rigorosamente. A disciplina é a melhor defesa contra a ansiedade, a pessoa entra no ritmo e assume o controlo da única coisa sobre a qual realmente pode e deve ter influência – a sua vida. Quanto menos a controlamos, mais tentamos controlar o mundo à nossa volta e, como isso é impossível, “descompensamos”.

5. Estabeleça metas para o período da epidemia. Qualquer crise é uma oportunidade de crescimento. O que já queria tanto fazer e adiava sempre por falta do tempo? Finalmente pode fazê-lo: estar mais tempo com a família, ler os livros que precisava, compor uma música, estudar, aprender línguas, começar a desenhar. Pensar num novo projecto, trabalhar numa estratégia! Tudo isso pode ser feito em casa e online! Defina claramente o que precisa ser feito antes do final da crise! Assim sairá da crise muito mais forte e preparado, ultrapassando a sua versão anterior e muitas pessoas que não aproveitaram bem a crise.

6. Planeie o que fará quando a epidemia terminar. Em tempos de crise, a visão de longo prazo é muito importante. Para onde voará quando as fronteiras se abrirem? O que mudará com base nas conclusões e transformações que obterá como resultado dessa experiência?

Estes devem ser planos inspiradores!

Coronavirus: como sobreviver e não enlouquecer: 7 chaves

7. Pense em como ajudar os entes queridos aqueles que estão em situações mais difíceis do que a sua.

Na maioria das vezes, não nos preocupamos tanto connosco, quanto com os nossos parentes. Não faz sentido de alimentar o medo, mas sim deve criar um plano de acção! O que pode fazer para ajudar a sua família em caso de quarentena?

  • Pense em como manter a moral deles, especialmente crianças e idosos. Prepare filmes, livros, hobbies, etc.
  • Verifique se os idosos têm medicamentos necessários suficientes.
  • Terá de lutar contra os rumores e o pânico que a mídia provoca, e deve ajudá-los a acalmarem-se. A saúde deles depende disso.
  • Ajude quem precisar, nas ruas, nas farmácias e lojas, lembre às pessoas calmamente sobre medidas preventivas, se puder ajudar a comprar uma máscara / gel para mãos, etc., para aqueles abaixo da linha da pobreza – compre!
  • Ofereça assistência aos vizinhos idosos, se a quarentena tiver começado, compre alimentos / jornais etc. para eles, para que eles sejam menos propensos a sair para fora. O principal perigo do vírus, segundo os dados, é para os idosos!
  • Descubra na sua cidade acções e grupos sociais para apoiar aqueles que não podem ajudar a si mesmos e participe deles!
  • Toda esta história lembra-nos sobre nossa capacidade de permanecermos humanos, de ajudarmos os outros e de vivermos e sermos felizes em qualquer condição.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Coronavirus: como sobreviver e não enlouquecer: 7 chaves
Publicidade
Publicidade