Publicidade

Fadiga Escolar: Ajude o seu filho a enfrentá-la

Publicidade

Este mês de Outubro é marcado pelo retorno às aulas, depois das escolas terem fechado repentinamente no começo do mês de Março por conta da COVID-19.

Agora, estando de volta às aulas, como pai, tem o direito e o dever de cuidar da saúde mental do seu filho.

Publicidade

Não tem de se preocupar nem de criar alaridos, porque saiba que a fadiga escolar é um transtorno muito comum nas crianças.

Fadiga Escolar: Ajude o seu filho a enfrentá-la

Consiste no esgotamento e cansaço que os alunos sentem devido às tarefas e matérias próprias da escola. E o normal que pode vir a acontecer é os professores darem uma carga enorme de tarefas para os alunos resolverem, uma vez que ficaram de “repouso” muito tempo, para compensar, apenas isso.

A fadiga escolar tem diferentes causas, como o sono, o aborrecimento, o desgaste físico e o bullying, entre outras.

A fadiga escolar prejudica o desenvolvimento das crianças na escola, bem como a realização das suas atividades académicas. Este problema inclui muitos factores. Gera desmotivação e falta de vontade e cria inconvenientes para o aprendizado.

Fadiga Escolar: Ajude o seu filho a enfrentá-la

Esta anomalia, digamos, é muitas vezes responsável pelo facto das crianças não terem um desempenho efectivo na escola. Impede que se concentrem, prestem atenção ou entendam determinado tema. Ainda, a fadiga escolar pode estar vinculada a outros fenómenos como a depressão ou a ansiedade.

Infelizmente, a fadiga escolar é um problema que está a estender-se a muitas famílias na actualidade. A dinâmica quotidiana e a vida diária podem ser muito exigentes. Se incluirmos a pressão que, às vezes, as crianças sentem na escola, poderiam desenvolver-se muitos transtornos infantis sérios.

Pois saiba que uma criança fadigada é uma criança que não se desenvolverá de forma satisfatória na escola.

A frustração é outro sentimento que poderia afectar ao desempenho académico do seu pequeno.

Atenção, por vezes, as razões da fadiga escolar não costumam estar relacionadas unicamente com a escola! Os conflitos familiares também podem fazer com que a criança se sinta pouco estimulada diante do aprendizado e dos estudos.

Fadiga Escolar: Ajude o seu filho a enfrentá-la

Em muitos casos, as crianças transferem para a aula os problemas que os seus pais têm em casa.

Agora, o que fazer diante da fadiga escolar?

Há muitas medidas que pode tomar para enfrentar a fadiga escolar. Todas com a clara finalidade de ajudar o seu filho, contribuir para a sua formação e garantir uma aprendizagem óptima. No fim das contas, os estudos são o seu passaporte para o sucesso na vida. Disso não se tem dúvidas.

Fadiga Escolar: Ajude o seu filho a enfrentá-la

Além disso, como pais, é vital sempre termos em conta que não pode evadir ou ignorar o problema. Deve informar-se e interessar-se pelas experiências que o seu filho vive na escola.

Pode ser um transtorno um tanto difícil de identificar a princípio. Porém, se acredita que o seu filho está a passar por um episódio de fadiga escolar, saiba como ajudá-lo a enfrentar este problema:

Procure um repouso para seu filho

O repouso é parte importante no desenvolvimento do seu filho e na sua etapa escolar. As horas de descanso e sono que o seu filho tem serão determinantes para o seu desempenho na escola. Não dormir bem, por exemplo, é prejudicial para o aprendizado, a concentração e o bom desenvolvimento do seu pequeno na escola.

Os especialistas recomendam que as crianças em idade escolar durmam pelo menos entre 8 e 10 horas por dia. De facto, um descanso óptimo será muito positivo para o rendimento académico.
E é uma técnica vital contra a fadiga escolar. Pelo contrário, uma criança cansada não renderá em nenhuma actividade e pode desenvolver transtornos do sono ou insónias.

Estimule o seu aprendizado de forma saudável

O aprendizado efectivo é sumamente importante para a criança. Porém, você deve estimulá-la de forma saudável e não sobrecarregá-la com conhecimentos ou tarefas. Também não transforme o seu processo de ensino em algo traumático para ela. Procure fazer com que aprenda de acordo com a sua idade, tudo ao seu devido tempo, atenção papás!

Ao mesmo tempo, certifique-se de que os saberes que lhe ensinam na escola vão na direcção correcta. O seu filho não tem por que se sentir frustrado ou mal se não entende alguma coisa.

Da mesma forma, para ele, a aprendizagem não deve ser um processo cansativo. Os métodos de ensino e a pedagogia usados pelos professores também devem ser óptimos.

Vele pela sua saúde e cuidado

Os processos de aprendizagem do seu filho devem apoiar-se na sua boa saúde e cuidado. De tal modo que é indispensável que cuide de aspectos muito relevantes, como a sua alimentação e higiene. Visite o médico sempre que tiverem oportunidade. Assegure-se de que a fadiga escolar não está vinculada a algum problema de saúde do seu filho.

Se ele não estiver saudável ou apresentar alguma doença, o ideal é que tente reverter a situação. Também pode acontecer que o ritmo escolar esteja a adoecer a sua cria. Neste caso, aja rápido e tenha em conta que a sua boa saúde é a sua melhor qualificação.

Motive-o a seguir em frente

A motivação e os estímulos são muito úteis para enfrentar a fadiga escolar que o seu filho pode sofrer. A criança deve sentir que você a apoia e respalda na sua passagem pela escola. Tente motivá-lo para que aprenda tudo o que for possível e inculque-o a relevância que o conhecimento e o estudo possuem para o seu futuro.

Definitivamente, trate de fazer com que o seu filho sinta que até você está interessado em que continue com o seu preparo e sucesso escolar.

Comunique-se com os professores

Quem melhor do que o professor para o colocar a par do que acontece com o seu filho na escola? Uma boa comunicação com os professores será a chave para entender o seu desempenho na escola.

Isto é crucial para conhecer e encontrar a solução para qualquer problema que o seu filho esteja a enfrentar dentro da sala de aula.

Em tudo isso, a Chocolate Lifestyle entende que a fadiga escolar constitui um transtorno que pode causar alguns problemas ao seu filho. Por isso, procure fazer com que o seu filho se sinta bem dentro do seu meio académico, que tenha o descanso necessário e que a sua saúde esteja em óptimas condições.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Fadiga Escolar: Ajude o seu filho a enfrentá-la
Publicidade
Publicidade