Publicidade

O que é a Ética de Trabalho? Sabe como funciona? Confira aqui

Publicidade

Será que tem uma postura ética no trabalho? Responsabilidade, comprometimento, humildade e respeito pelos outros fazem parte do seu comportamento? Saiba que nas empresas esse tipo de comportamento faz toda a diferença.

O que é a Ética de Trabalho? Sabe como funciona? Confira aqui

Ganho de produtividade, trabalho em equipa e um clima saudável são alguns benefícios da ética no trabalho. Portanto, há motivos de sobra para que incentive essa postura entre os colaboradores da empresa. Mas tenha em atenção que nem sempre é fácil, porque, afinal, terá de lidar com pessoas com valores, posturas e personalidades diferentes.
Então, para facilitar este processo trazemos tópicos relevantes sobre o assunto:

Publicidade
  • O que é a ética no trabalho?
  • Por quê cultivá-la?
  • Benefícios
  • Como promovê-la?
  • Diferença entre ética e moral
  • Como fortalecer a ética no trabalho.

O que é a ética no trabalho?

A ética no trabalho é o conjunto de valores, normas e atitudes que conduzem o comportamento dos profissionais dentro de uma empresa. É por meio dela que um profissional apresenta comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, sendo guiado por princípios que impactam directamente a convivência em grupo.

A ética no trabalho consiste em regras e procedimentos. Esses preceitos devem ser executados tanto pelo empregador quanto pelos funcionários para manter a cultura profissional da empresa e construir um melhor relacionamento com os clientes, fornecendo melhores produtos ou seja, a ética profissional em todos os níveis da organização é vital para o seu bom funcionamento.

O que é a Ética de Trabalho? Sabe como funciona? Confira aqui

Algumas características do comportamento ético incluem:

  • Empatia
  • Altruísmo
  • Responsabilidade
  • Integridade.

Essa ferramenta define o que se espera dos colaboradores, com o objectivo de construir uma cultura organizacional conforme os valores da empresa e um ambiente de trabalho positivo e que promova o bem-estar.

Por quê cultivar a ética no ambiente de trabalho?

Para os profissionais, adoptar uma postura ética no trabalho é fundamental porque esse é um tipo de comportamento valorizado no mercado. Afinal, dessa forma ele está a reforçar uma imagem positiva de si mesmo, o que gera credibilidade e confiança. A ética também ajuda o profissional a manter bons relacionamentos de trabalho, uma vez que respeita os demais.

Quais os benefícios da ética no trabalho?

Gera credibilidade
Sem dúvidas, profissionais éticos, independentemente do cargo que ocupam, constroem a sua imagem com credibilidade. Dessa forma, tornam-se pessoas confiáveis e servem como referência para os demais, gerando respeito, admiração e reconhecimento para si mesmas.

Melhora o clima organizacional
A ética no trabalho promove um ambiente de respeito mútuo e colaboração, que favorece a troca de ideias e o bom relacionamento interpessoal. Esses factores impactam directamente o clima organizacional, que traz qualidade de vida para os profissionais e gera crescimento e melhores resultados.

Aumenta a produtividade
Equipas com bom relacionamento, que colaboram entre si e adoptam o respeito mútuo apresentam um rendimento maior, porque não há factores que prejudicam a produtividade.

O que é a Ética de Trabalho? Sabe como funciona? Confira aqui

Como promover a ética no trabalho?

Honestidade
A honestidade deve fazer parte da postura no trabalho. Isso significa que é preciso inclusive assumir responsabilidade pelos seus erros sem delegar a culpa para colegas ou subordinados. Essa atitude, além de contribuir para um ambiente de respeito, demonstra que você é confiável e possui credibilidade.

Respeito ao sigilo
É normal que as empresas tenham informações sigilosas que precisam de ser conhecidas pelos profissionais. Mas essa condição não significa que o sigilo deva ser quebrado, pelo contrário, a ética no trabalho implica guardar as informações com segurança, não apenas para cumprir as obrigações do contrato e evitar uma demissão, mas também para não prejudicar a empresa.

Humildade
Tenha em mente que um profissional sempre pode aprender com o outro, e essa é a principal vantagem da colaboração. Independentemente da sua posição hierárquica na empresa, respeitar os colegas, evitar fazer julgamentos e reconhecer erros devem fazer parte da sua conduta ética.

Qual a diferença de ética e moral?

Ética e moral são conceitos geralmente utilizados como sinónimos, mas na verdade existe uma diferença entre eles. A palavra moral vem do latim, “mores”, que significa costume.

A moral diz respeito às regras morais vigentes em determinada cultura, sendo composta por padrões de comportamento determinados pela sociedade como aceites. A palavra ética, por sua vez, tem origem no grego, “ethos”, que significa morada e refúgio.

Já na filosofia, o termo refere-se à natureza e à índole. A ética reflete sobre as regras morais, podendo até mesmo questioná-las, caso sejam consideradas equivocadas ou ultrapassadas, por exemplo. Dicas para construção da ética no trabalho

Depois de conhecer a diferença entre os dois conceitos, que tal conferir algumas dicas para manter uma postura ética na empresa?

Não prometa aquilo que não possa cumprir

Lembre-se de que a honestidade é um factor essencial para a ética. Ao receber um pedido de trabalho, não prometa entregar mais do que consegue cumprir, tampouco atire a responsabilidade para outras pessoas caso não consiga realizar as actividades em tempo. Tenha cuidado com o prazo e, se julgar que ele não é adequado, tenha flexibilidade para alinhar as entregas.

Saiba fazer críticas
Saber criticar de forma construtiva é um pré-requisito para os gestores. O feedback é essencial para ajudar os colaboradores a desenvolver-se. Mas na hora de fazer críticas é preciso ter empatia. Da mesma forma, saiba receber críticas sem levá-las para o lado pessoal.

Reconheça o mérito alheio
Essa atitude vale para todos: colaboradores, líderes e gestores.

Evite mexericos
Mexericos, intrigas e comentários ofensivos não fazem parte de uma conduta ética.

Um gestor, por exemplo, deve tratar os funcionários de maneira igualitária, ao oferecer oportunidades de crescimento e ao cumprir as obrigações trabalhistas, por exemplo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que é a Ética de Trabalho? Sabe como funciona? Confira aqui
Publicidade
Publicidade