Publicidade

Novembro Azul, seja o herói da sua saúde e faça o rastreamento do cancro da próstata

Publicidade

Chegámos ao mês de Novembro, mês conhecido como sendo o mês da consciencialização da luta contra o cancro da próstata nos homens, e tem como lema: “seja o herói da sua saúde” .

Novembro Azul, seja o herói da sua saúde e faça o rastreamento do cancro da próstata

O cancro da próstata é o segundo cancro mais frequente na população masculina e é responsável por cerca de 18% de todos os cancros diagnosticados em humanos. De acordo com os dados mais recentes, é provável que cerca de um em cada 8 homens obtenha cancro da próstata durante a sua vida.

Publicidade

A próstata é uma glândula presente apenas em homens, que rodeia o pescoço da bexiga e da uretra e está localizada em frente ao recto. Produz uma parte do fluido seminal libertado durante a ejaculação. Em condições normais pesa cerca de 20 gramas e é do tamanho de uma noz, mas com o passar dos anos e devido a algumas patologias, como em particular a hiperplasia benigna da próstata, pode inchar e causar distúrbios, especialmente de um tipo urinário.

O cancro da próstata é o resultado de uma interação complexa entre diferentes factores. O principal factor de risco é a idade: a probabilidade da prevalência de cancro é de 59% após os 50 anos e nos homens com mais de 79 anos. Outro factor não insignificante é a familiaridade: o risco de adoecer aumenta nas pessoas com pelo menos dois parentes (pai e irmão) que tenham desenvolvido a doença com menos de 55 anos. Outros fatores de risco estão relacionados com a dieta, especialmente a ingestão de alimentos gordos.

Prevenção:

Ao contrário de outros cancros, não há uma prevenção primária específica para o cancro da próstata. No entanto, são conhecidas algumas regras comportamentais úteis que podem ser facilmente seguidas no dia-a-dia: evitar uma elevada ingestão de álcool, aumentar o consumo de frutas, legumes, cereais integrais e reduzir o dos alimentos ricos em gorduras saturadas. Também é útil manter o peso na norma e ter uma circunferência da cintura inferior a 102 cm.

A prevenção secundária para um diagnóstico precoce da doença consiste em submeter-se a um exame urológico anual com dosagem de PSA (uma enzima produzida pela próstata), se tiver mais de 50 anos ou mais de 45 anos de idade e tiver familiares com a doença.

A este respeito, é útil lembrar que patologias benignas que afectam a próstata, especialmente depois dos 50 anos, são mais comuns do que carcinomas, mas por vezes causam sintomas que podem ser confundidos com os do tumor.

O diagnóstico precoce é crucial. O cancro da próstata é geralmente suspeito com base na exploração rectal e/ou no nível de PSA, o que é alcançado através da amostragem de sangue. O diagnóstico final é exclusivamente histológico (isto é, baseia-se no estudo directo do tecido da próstata) e, portanto, necessita de biópsia da próstata.

No tratamento do cancro da próstata existem várias opções de tratamento: cirurgia, hormonoterapia, radioterapia e quimioterapia. Com uma opção adicional e atípica: não efectue nenhuma operação (espera atenta).

Muitas formas de neoplasia da próstata não são muito agressivas, tendem a permanecer localizadas e crescer pouco. Nestes casos, também tendo em conta a idade do paciente, pode ser preferível manter a imagem sob controlo em vez de intervir aumentando o risco de efeitos secundários.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Novembro Azul, seja o herói da sua saúde e faça o rastreamento do cancro da próstata
Publicidade
Publicidade