A Rede Angolana de Organizações de Serviços de SIDA, Tuberculose e Malária (ANASO) realiza a Marcha Internacional de Solidariedade Contra a SIDA no dia 28 de Novembro de 2020, às 14h, através da plataforma Zoom.
“As pessoas vivendo com VIH e todas as organizações engajadas nesta luta reconhecem no Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, celebrado a 1 de Dezembro, um momento de tamanha importância para chamar à reflexão e à acção de toda a sociedade na luta contra a epidemia”, informa o comunicado tornado público.
O contexto de restrições impostas pela pandemia da covid-19 desaconselha os aglomerados de pessoas, pelo que este ano a rede propõe-se a realizar, em alternativa, a Marcha Virtual Internacional de Solidariedade contra a SIDA, envolvendo pessoas em todo o país e de outras partes do mundo, sob o lema “Solidariedade Global, Responsabilidade Compartilhada”.
A iniciativa terá como anfitriões o presidente da ANASO, António Coelho, e o director da ONUSIDA Angola, Michel Kouakou.
A Anaso tem estado em contacto diário com essas pessoas com VIH, dando suporte num momento de bastante preocupação.
“Acreditamos que este tipo de marcha vai de alguma forma confortar as pessoas, demonstrar que elas não estão sozinhas, que a sociedade está com elas e sobretudo dar um sinal de que a vida vai mudar nos próximos tempos”, disse o presidente da ANASO, António Coelho.
Angola conta com 340 mil pessoas portadoras do HIV, das quais apenas 93 mil recebem tratamento com antirretrovirais. Contudo, a informação foi avançada recentemente pelo presidente da Rede Angolana de Organizações de Serviços de SIDA (ANASO), António Coelho, no acto de lançamento das Jornadas alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a SIDA, que se assinala a 1 de Dezembro.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.