Publicidade

Saiba o que é o Coaching infantil e os benefícios para as crianças

Publicidade

Coaching é uma forma de desenvolvimento na qual alguém denominado coach ajuda um aprendiz ou cliente a atingir um objectivo pessoal ou profissional específico através de treino e orientação.

Crianças merecem ser plenamente crianças: capazes de se posicionar de forma positiva nos relacionamentos com os outros, conseguir fazer escolhas positivas para si mesmas, descobrir as suas limitações e querer superá-las por vontade própria.

Publicidade
Saiba o que é o Coaching infantil e os benefícios para as crianças

Hoje em dia, o Coaching é um processo cada vez mais utilizado por pessoas, profissionais e organizações que desejam conquistar resultados assertivos, em diferentes aspectos e contextos.

O Coaching pode ser aplicado em diversos planos da vida humana: podemos destacar Coaching Pessoal, Coaching Profissional, Coaching Nutricional, Coaching Financeiro, mas há vários outros.

Nesse sentido, há ainda uma nova modalidade de Coaching que tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos: o Coaching para crianças.

As crianças diferem umas das outras e estão em constante desenvolvimento. Por sua vez, algumas delas podem precisar de acompanhamento profissional e uma maior dedicação dos pais.

Saiba o que é o Coaching infantil e os benefícios para as crianças

Porém, surge a dúvida: como auxiliá-la na construção da sua autonomia e auto-estima? Como fazer com que ela tenha maior controlo emocional? Como promover um diálogo que estimule o seu desenvolvimento? É justamente essa a proposta do Coaching para crianças: é um processo altamente eficaz para auxiliar e contribuir para o desenvolvimento infantil, pois conecta a criança às suas emoções, ajudando-a a expressar-se melhor e interagir socialmente, aprimorando os seus talentos e amparando-a quanto a futuros desafios.

O método também é eficaz em momentos de mudança ou em situações em que a criança precisa de foco, como nos estudos ou competições desportivas, contribuindo para o seu processo de descobertas.

Dá resposta às necessidades e dificuldades vividas pelas crianças no seu dia a dia, através da utilização de ferramentas lúdicas.

Saiba o que é o Coaching infantil e os benefícios para as crianças

Benefícios do Coaching para crianças:

Mudanças comportamentais positivas

Para crianças que têm problemas de comportamentos, o que, em determinadas fases, é algo completamente normal, o Coaching, por meio de técnicas e ferramentas específicas, consegue aceder ao universo da criança no sentido de compreender e de fazê-la também ter maior compreensão e consciência das suas atitudes.

Aperfeiçoamento de talentos

Outro ponto que o Coaching trabalha na vida de uma criança é no aperfeiçoamento dos seus talentos. Isso quer dizer que é feito um mapeamento das suas características e personalidade, para investigar quais os seus anseios e aptidões, bem como o que ela verdadeiramente gosta de fazer, para que assim seja possível aprimorar as suas principais habilidades e competências, e, com isso, desenvolvê-la para actuar no que ama.

Melhoria da capacidade de adaptação

Saiba o que é o Coaching infantil e os benefícios para as crianças

Quando somos crianças, muitas vezes, por situações que não compreendemos muito bem, temos de mudar de cidade, escola e recomeçar do zero num novo lugar.

Nesta senda, o Coaching ajuda a criança a desenvolver mecanismos para se adaptar às suas novas realidades, encontrando pontos positivos neste processo de mudança, que vão contribuir para que ela se sinta, cada vez melhor, seja com novos amigos ou num novo ambiente.

Desenvolvimento da capacidade de lidar com dificuldades

Hoje em dia, infelizmente, é comum observarmos crianças tendo de lidar com situações como a timidez, medo, preconceito, bullying, entre muitas outras, que as levam a terem de enfrentar os mais diversos tipos de dificuldades desde cedo.

Saiba o que é o Coaching infantil e os benefícios para as crianças

Sabendo disso, o profissional coach desenvolve o seu trabalho com a criança, no sentido de fortalecê-la internamente, ou seja, de despertar nela o seu potencial infinito, a sua autoestima, para que assim, ao se tornar vítima de qualquer uma destas situações, ela consiga superá-las uma a uma. A principal finalidade do Coaching Infantil é dotar as crianças de estratégias que as permitam ser mais autónomas e mais conhecedoras das suas emoções e de como lidar com elas.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Saiba o que é o Coaching infantil e os benefícios para as crianças
Publicidade
Publicidade