Publicidade

BMW desenvolve tecnologia que altera cor do carro em segundos

Publicidade

A fabricante de automóveis Alemã BMW inspirou-se na tecnologia dos leitores digitais para criar um veículo com uma carroçaria que alterna a cor entre preto e branco.

BMW desenvolve tecnologia que altera cor do carro em segundos

Foi na CES 2022, em Las Vegas, que a marca apresentou uma nova tecnologia que permite ver o modelo iX trocar de cor em segundos, a partir da digitalização, que muda a coloração exterior de automóveis.

Publicidade

Quem ama carros também vai amar esta criatividade. É através do E-ink (uma tinta electrónica) que este iX Flow faz a mudança em segundos. Basta carregar num botão para accionar o campo eléctrico, fazendo com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, para darem a cor desejada à carroçaria do carro.

A marca Alemã acredita que a tecnologia vai além da estética, pois segundo Stella Clarke, que se especializa na interacção da tecnologia da BMW com o utilizador, “os carros eléctricos podem fazer a mudança da cor consoante o nível da bateria; ou para o carro alternar cores, como um sinal luminoso de pisca, quando não encontrado no parque de estacionamento.”

Esta nova tecnologia, apesar de estar a ser conhecida pelo mundo, ainda não está disponível por motivos legais. Numa conferência de imprensa, a BMW garantiu não prejudicar o ambiente com as suas experiências; que pretende desenvolver este protótipo futuramente e mostrar que a expansão digital não se cinge apenas aos ecrãs.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

BMW desenvolve tecnologia que altera cor do carro em segundos
Publicidade
Publicidade