Publicidade

Conheça o outro lado de Hadjalmar El Vaim

Publicidade

Nascido na província de Benguela no dia 4 de Setembro de 1984, Hadjalmar El Vaim Machado de Oliveira escolheu o andebol para manifestar a sua paixão pelo desporto, enraizada em si desde tenra idade. Hadjalmar – ou “Hadja”, como muitos preferem – vem de uma família mergulhada no desporto, o seu avô “Rui Jordão” foi o primeiro Angolano a jogar no Sporting, em Portugal; o seu pai foi jogador de futebol; a sua mãe foi jogadora de basquetebol; e ambos vestiram as cores da bandeira nacional.

Conheça o outro lado de Hadjalmar El Vaim

Apesar de inúmeras e excelentes referências na sua família, em especial a sua mãe no basquetebol e seu pai no futebol, Hadjalmar apaixonou-se pelo andebol, desde os movimentos até à forma inteligente e capacidade de raciocino rápido com que se joga o andebol.

Publicidade

Hadja começou a jogar em 1998 e teve como o seu primeiro clube o 1o de Agosto, onde se destacou como capitão. Na altura, a sua maior dificuldade foi ser filho de uma das grandes referências do clube “Petro de Luanda”.

Conheça o outro lado de Hadjalmar El Vaim

“O facto de eu ser filho das figuras que eram os meus pais e jogar no 1o de Agosto, todo o mundo me via como eu fosse um traidor, como se estivesse a trair a minha família”, disse Hajdalmar a sorrir, à Revista Chocolate.

Em 2004 teve a honra de jogar com algumas figuras em Houston, e afastou-se da modalidade em 2006 (até 2021).

Recentemente, Hadjalmar retornou ao andebol ocupando a posição de pivô, algumas vezes ocupando a posição de ponta e central. Sem ainda mencionar o seu actual clube, Hadjalmar tenciona jogar por mais duas épocas, dar alegria ao clube e sequencialmente ao campeonato nacional.

O jogador também falou da dificuldade que tem sido conciliar a vida profissional com o desporto. “É muito difícil, os meus treinos são às 6h30 da manhã e na cidade. Então, eu tenho de acordar às 5h da manhã, preparar-me para os treinos e depois sair da cidade para ir trabalhar, não tem sido uma tarefa fácil”, partilhou ele. Hadjalmar é o CEO de uma das maiores Agências de moda no país, a “Hadja Model”. Também promotor de eventos, recentemente lançou uma linha de roupa e futuramente tenciona investir também no desporto. Licenciado em Política pela universidade de Leeds (Inglaterra), Hadjalmar El Vaim possui uma bagagem curricular de empresário; produtor de moda e eventos; repórter; locutor; e escritor.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça o outro lado de Hadjalmar El Vaim
Publicidade
Publicidade