Publicidade

Violência sexual online: o que é?

Publicidade

A internet é um dos maiores avanços tecnológicos de sempre. Esta ajuda consideravelmente ao desenvolvimento do homem, facilitando o desempenho das suas tarefas e essencialmente na busca de informações.

Violência sexual online: o que é?

No entanto, o mesmo não está livre de riscos, sendo um deles a violência sexual online, especialmente crianças e jovens – já que são os seus utilizadores mais vulneráveis.

Publicidade

Violência online: o que é?

É todo o tipo de comportamento de carácter agressivo, ameaçador e intimidador, feito através da internet (das redes sociais e outras plataformas digitais). Normalmente estes conteúdos têm a intenção de expôr, ou ferir a sensibilidade de outras pessoas, como divulgação de conteúdos impróprios (imagens ou vídeos eróticos), pornografia, informações que incentivam o uso de drogas, racismo… ou seja, actos que prejudicam a sáude e o bem-estar de uma pessoa.

A violência sexual online ou grooming é um processo pelo qual a pessoa adulta manipula a vítima (criança ou não), inicialmente com uma abordagem não-sexual, com fim de a convencer a encontrar-se consigo, com o objectivo de abusar dela sexualmente.

Depois de algum tempo, estas pessoas procuram incentivar as suas vítimas (atráves dos chats) a produzir e a enviar conteúdos sexualizados,  como nudez e outros.

Com base nestes dois indicadores, é possível evitar que mais crianças ou jovens se tornem vítimas:

  • Jovens ou crianças que passam muito tempo online e sempre com isolamento social (escondidos dos adultos ou de outras pessoas);
  • Jovens ou crianças que ficam até de madrugada online.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Violência sexual online: o que é?
Publicidade
Publicidade