Publicidade

Se quiseres ter uma noite mais tranquila, saiba a melhor hora para jantar

Publicidade

O que comemos no jantar tem um impacto notável na qualidade do nosso sono –  isto é incontestável. Mas talvez, tão importante quanto o que comemos, seja quando comemos.

Se quiseres ter uma noite mais tranquila, saiba a melhor hora para jantar

A seguir, dois especialistas do sono avaliam a melhor hora para encerrar o seu jantar, para que não seja pesado na hora de dormir.

Publicidade

De acordo com Peter Polos, MD, Ph.D e especialista em medicina do sono, deve tentar encerrar o jantar pelo menos três horas antes de ir para a cama. Então, se espera dormir às 23h, lave a louça às 20h.

“Isso permite um tempo adequado para a digestão e assim reduz qualquer possível interrupção do sono causada por má digestão”, diz Polos sobre o intervalo de 3 horas. Isso é especialmente importante ao comer alimentos ricos em proteínas ou gordurosos, como carne ou peixe, que tendem a demorar um pouco mais para serem digeridos.

Comer muito cedo à noite também não abonará a favor do seu sono, já que ir para a cama com fome pode levar a quedas de açúcar no sangue, que o acordam no meio da noite. Encerrar cerca de três horas antes de dormir parece ser o ponto ideal para a maioria das pessoas.

No entanto, se não consegue acertar esse tempo, noite após noite, a neurocientista e especialista em sono Sofia Axelrod, Ph.D., aconselha a não se stressar. Do seu ponto de vista, é tão importante (se não mais) jantar mais ou menos no mesmo horário todas as noites. “É mais importante que os seus horários de alimentação permaneçam o mais constantes possível de um dia para o outro do que jantar uma hora antes de dormir, ou três horas”, disse.

Isso porque as refeições são uma das muitas actividades diárias que ajudam a regular o tempo de nossos ritmos circadianos, que ditam os nossos ciclos de sono-vigília. “Se sempre come no mesmo horário”, explica Axelrod, “o seu corpo aprende a preparar o trato digestivo (por exemplo, ao produzir enzimas digestivas) para digerir de maneira ideal os alimentos que come”. Além de ser estratégico em relação à sua exposição à luz durante o dia, comer no mesmo horário durante a noite pode ajudar a manter o seu horário de sono tranquilo e confiável.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Se quiseres ter uma noite mais tranquila, saiba a melhor hora para jantar
Publicidade
Publicidade