Publicidade

As mulheres e os desafios da carreira profissional

Publicidade

Há alguns temas que aparecem com alguma recorrência, como os principais desafios de carreira para as mulheres e que podem ser vencidos com alguma ajuda.

As mulheres e os desafios da carreira profissional

Publicidade

O primeiro desafio é a visão estratégica

A mulher formula a sua visão de futuro muito baseada no senso intuitivo, por isso precisa de estar muito atenta à forma como comunica para pessoas mais concretas, que é o caso dos homens.

Se tivéssemos de fazer uma analogia: é como se a mulher fosse um radar que capta uma quantidade de informações muito maiores, levando em consideração os sentimentos e emoções, além dos factos e dados concretos. E por outro lado, os homens seriam um laser focado e preciso, que aponta para certo alvo.

O segundo desafio é em relação ao poder

Encontrámos nas organizações pelo menos 4 tipos de poder:

  • Poder inerente à posição
  • Poder da autoridade pessoal
  • Poder do conhecimento
  • Poder dos relacionamentos

A principal diferença entre homens e mulheres nestes pontos está no que eles se baseiam. As mulheres baseiam-se grandemente no poder do conhecimento. Isto porque, em geral, as mulheres precisam de estar mais preparadas do que a própria posição ou ao que o desafio exige a fim de se sentirem seguras para encarar a situação.

Enquanto que o homem se apoia muito no poder do relacionamento, isto é, quando assume o desafio,ele mapeia e entende quem são as possíveis pessoas que poderão ajudá-lo a alcançar o sucesso.

No entanto, há aqui um ponto interessante: a mulher tem maior facilidade em criar relacionamentos, em relação ao homem, contudo, o que muda é o seu conforto em usar tal competência para obter resultados no negócio.

Criar relacionamentos de forma intencional com o objectivo de fechar negócios muitas vezes é desconfortável para as mulheres. É fácil perceber isto na prática quando reparamos em como os homens se dedicam a criar e manter networking e relacionamentos profissionais.

A dica para as mulheres é que também invistam em networking e relacionamentos. Hoje já é fácil encontrar fóruns e grupos de mulheres que se relacionam e procuram fortalecer o networking.

Acompanhe a seguir 3 dicas de carreira profissional para vencer os desafios:

Saiba o que quer

Muitas vezes não assumimos nem para nós mesmos a posição que almejamos alcançar, seja presidente, gestora, membro de conselho – o que for! E muito por conta de certos cargos não serem comuns entre mulheres, muitas acabam por não assumir esse desejo.

Comunique o que quer

Depois de ter a clareza do que deseja obter, fale sobre isso, tenha tipos de conversas na empresa, na família sobre as formas e caminhos a percorrer para lá chegar.  As pessoas precisam de saber primeiro para apoiá-la e de seguida para considerá-la assim que uma oportunidade aparecer.

Seja boa o suficiente

Como falámos mais acima, as mulheres tendem a apoiar-se comummente no poder do conhecimento e às vezes, mesmo estando prontas o suficiente para uma certa posição, ainda julgam que precisam de mais conhecimento ou de ter mais experiência profissional, enquanto que os homens assumiriam o risco nas mesmas condições.

Logo, o ponto é ser boa o suficiente e não necessariamente a melhor.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

As mulheres e os desafios da carreira profissional
Publicidade
Publicidade