Publicidade

9 pequenos hábitos que vão transformar a sua vida

Publicidade

Somos todos criaturas de hábitos. Quer reconheça ou não, eles moldam muitas das coisas que faz ou não diariamente – do café que bebe todas as manhãs, à rotina de cuidados com a pele que completa todas as noites antes de ir para a cama.

9 pequenos hábitos que vão transformar a sua vida

Se deseja comer de forma mais saudável, exercitar-se com mais frequência, assistir menos televisão, passar mais tempo na natureza ou qualquer outra coisa, os micro-hábitos servem de grande ajuda.

Publicidade

A seguir, sugerimos 9 pequenos hábitos para o inspirar.

1.Beba um copo de água assim que acordar

Manter-se hidratado é importante para a saúde – mas muitos de nós vamos directamente para uma chávena de café pela manhã. Quebre esse hábito e substitua-o por um simples copo de água.

Defina um lembrete no seu alarme matinal e desfrute de um copo de água enquanto prepara seu o pequeno-almoço. Ao começar o dia com um pouco de hidratação, sentirá os benefícios por horas – e ficará mais inclinado a reabastecer o copo ao longo do dia.

2.Medite ou ore por um minuto todos os dias

A meditação é “uma prática de foco concentrado num som, objecto, visualização, respiração, movimento ou atenção em si, a fim de aumentar a consciência do momento presente, reduzir o stress, promover o relaxamento e aumentar o crescimento pessoal e espiritual”.

Desde o aumento da autoconsciência até à melhor gestão do stress, a meditação é conhecida por trazer muitos benefícios ao seu bem-estar mental.

Gostaria de fazer da oração ou da meditação um hábito, mas está a lutar para ficar calmo ou limpar a mente? Comece com pequenos passos – um minuto. Em pouco tempo, poderá aumentar esse tempo para cinco, dez e até vinte minutos.

3.Escreva por cinco minutos pela manhã

Escrever diários é um hábito que traz alguns benefícios sérios para a sua saúde mental. Tirar os pensamentos da mente e colocá-los no papel pode ser incrivelmente terapêutico e pode ajudá-lo a superar desafios e obter uma perspectiva valiosa.

Se está a lutar para iniciar um hábito de registo no diário, ou nem tentou, comece com coisas pequenas. Pegue num caderno e diga a si mesmo que escreverá por cinco minutos.

Nenhum tópico, nenhum número específico de páginas – apenas defina um cronómetro para cinco minutos e anote o que lhe vier à mente. Em pouco tempo, ver-se-á ansioso pela sua sessão diária de registo no diário e não precisará de um cronómetro para dizer quando parar.

4.Coloque as coisas de volta quando terminar de as usar

Alguns de nós são super arrumados; outros lutam com a desordem. Se se identifica com o último, crie pequenos hábitos de guardar as coisas depois de as usar.

Pode começar com um único item – por exemplo, quando chegar a casa e tirar o casaco, comprometa-se a colocá-lo de volta no armário em vez de o atirar no encosto do sofá ou pendurá-lo numa cadeira. Ou comprometa-se a colocar a caneca de café no lava-louça quando terminar, em vez de deixá-la no balcão.

Ou, para uma abordagem diferente, crie o hábito de dedicar cinco minutos por dia para arrumar o seu espaço. Defina um cronómetro, coloque a sua música favorita e progrida o máximo que puder antes que do cronómetro disparar.

Criar hábitos de organização na sua casa irá mantê-la arrumada e ajudá-lo a relaxar mais no seu espaço.

5.Leia uma ou duas páginas por dia

Quer fazer da leitura um hábito, mas não consegue terminar um livro? Divida-o em pedaços menores, criando um pequeno hábito de ler uma ou duas páginas por dia.

Levará apenas alguns minutos e ainda estará a progredir em direcção ao seu objectivo de finalmente terminar o livro.

Espere algumas semanas e se ver-se-á ansioso para sentar com o seu livro e fazer algum progresso – e quando estiver pronto, poderá aumentar a contagem de páginas sem se sentir sobrecarregado, distraído ou aborrecido.

6.Envie uma mensagem para um amigo

Tem um amigo em quem está a pensar ou do qual está a sentir falta? Envie-lhe um texto rápido para saber como está. Deixe-os saber que pensa neles.

Levará apenas um minuto do seu tempo e pode realmente ajudar a iluminar o dia deles. No meio da vida e da ocupação, os relacionamentos muitas vezes podem ser negligenciados. Seja mais intencional com a sua vida, pois este processo ajudará a aprofundar as suas amizades.

7.Vá para fora

Na vida moderna, as pessoas estão dentro, mais do que nunca. Reserve alguns minutos por dia para fazer uma pausa na tecnologia e respirar um pouco de ar fresco.

Esse pequeno hábito pode ser tão simples quanto abrir uma janela e ouvir a natureza por alguns minutos. Ou se tiver um pouco mais de tempo, faça uma pequena caminhada pelo seu bairro.

8.Reflita sobre o que o deixa grato

Criar hábito de gratidão transformará a sua vida. Reserve alguns minutos todas as manhãs ou noites para pensar em coisas pelas quais é grato. Podem ser pequenas coisas muito simples ou coisas maiores.

O hábito de procurar o bem e encher a sua mente com esses pensamentos positivos é uma óptima maneira de começar ou terminar o dia.

9.Faça um acto de bondade

Enquanto muitos hábitos que criamos tendem a ser focados no auto-aperfeiçoamento, este último transforma a sua vida por fazer coisas boas para outras pessoas.

Os actos de bondade não precisam de ser demorados ou extravagantes. Algo tão simples quanto elogiar um estranho, abrir a porta para alguém ou deixar alguém passar à sua frente na fila, é um gesto atencioso que melhorará o dia de outra pessoa e o seu.

Procure uma coisa simples que possa fazer todos os dias para melhorar a vida de outra pessoa e colherá os benefícios também.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

9 pequenos hábitos que vão transformar a sua vida
Publicidade
Publicidade