Publicidade

Por quê reduzir a ingestão de sódio?

Publicidade

O sódio, com moderação, é importante para a nossa dieta. É um electrólito, o que o torna crucial para manter a homeostasia no corpo, permitindo que muitas funções corporais operem de forma suave e constante.

Por quê reduzir a ingestão de sódio?

Também ajuda a equilibrar fluídos e minerais, assim como ajuda a controlar os movimentos musculares. O sódio não contém calorias, é uma boa ideia adicionar aos seus alimentos para dar sabor extra às suas refeições.

Publicidade

No entanto, muito sódio pode levar a efeitos negativos. Um desses efeitos é potencialmente aumentar o risco de doença cardíaca. Se está em risco ou tem doença cardíaca, é importante observar a quantidade de sódio que consome. De acordo com um novo estudo, reduzir a ingestão de sódio pode ajudar a prevenir a sobrecarga de líquidos extra.

De acordo com a uma pesquisa, limitar o sódio na sua dieta ajuda a minimizar a quantidade de líquido extra ao redor do coração, pulmões e pernas. Se tiver líquido extra no seu corpo, isso fará com que o seu coração trabalhe mais – o que aumentará potencialmente a pressão arterial.

Como limitar a ingestão de sódio?

Para ajudar a reduzir a ingestão de sódio, estes métodos podem ajudar a gerir e/ou possivelmente tratar a insuficiência cardíaca:

  • Coma alimentos ricos em fibras que o ajudarão a manter ou atingir um peso corporal saudável.
  • Use ingredientes frescos que contenham pouco ou nenhum sal m.
  • Se não tiver legumes frescos, use os congelados ou enlatados que contenham pouco sal ou lave os legumes antes de cozinhá-los. O mesmo vale para as frutas.
  • Troque e/ ou remova certos ingredientes com alto teor de sódio nas suas receitas favoritas.
  • Evite alimentos não perecíveis e fáceis de armazenar que tenham uma vida útil longa.
  • Verifique o rótulo nutricional e procure alimentos que contenham 600 mg ou menos de sódio.
  • Evite carnes enlatadas, curadas ou defumadas e itens como os frios.

Como saber se está com insuficiência cardíaca?

Os sintomas de insuficiência cardíaca incluem falta de ar, fadiga ou inchaço dos pés, tornozelos, pernas, abdómen ou veias do pescoço. Os riscos de insuficiência cardíaca incluem doenças arteriais – que são o tipo mais comum de doença cardíaca – e ataques cardíacos. Outros problemas incluem diabetes, pressão alta, obesidade e doença cardíaca valvular.

Se estiver a enfrentar algum desses problemas, talvez seja hora de reduzir a ingestão de sódio e consultar o seu médico.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Por quê reduzir a ingestão de sódio?
Publicidade
Publicidade