Publicidade

Geração “Baby Boom”, “X”, “Y”, “Z” e “Alfa” – a que geração pertence?

Publicidade

É incrível pensar como o mundo muda em curtos períodos de tempo. A cada geração mudam as formas de se relacionar, comunicar e até mesmo de trabalhar e de ver a realidade.

Geração “Baby Boom”, “X”, “Y”, “Z” e “Alfa” – a que geração pertence?

As gerações englobam um conjunto de indivíduos nascidos na mesma época, influenciados por um contexto histórico, determinando comportamentos e causando impacto directo na evolução da sociedade.

Publicidade

Da geração Baby Boom aos Alfa, saiba quem são e a qual delas pertence.

Geração Baby Boom

Em tradução literal, “explosão de bebés”. Em geral, a expressão “Baby Boom” refere-se às pessoas nascidas entre os anos 1940 e 1960, período em que se registou uma explosão populacional no mundo após a Segunda Guerra Mundial.

Estes foram os primeiros a crescer com a televisão sendo o principal meio de comunicação na altura. Presenciaram a Guerra Fria e criaram o movimento Hippie. Esta geração já viveu 80 anos até aos dias actuais, por isso devem ter boas memórias para partilhar.

Geração X

Os filhos dos “baby boomers”. Nasceram entre os anos 1960 e 1980. A sua formação foi muito influenciada pelas programações de televisão, com várias celebridades de TV. Foi criado nessa geração o primeiro jogo de vídeo, assim como o e-mail.

Trata-se de uma geração que viu o surgimento de bandas internacionalmente famosas, como os Beatles em 1962; viveram a chegada do homem à lua em 1969; e presenciaram os melhores tempos dos jogadores de futebol, como Pelé e Maradona.

Geração Y ou Millennials

A geração Y, também chamada de geração do milénio, diz respeito às pessoas que nasceram entre os anos 80 e 95. Elas cresceram tendo o que muitos dos seus pais não tiveram – TV a cabo, jogos de vídeo, computadores e muito mais.

A geração Y é um público ávido por inovações, desejam possuir sempre a televisão mais moderna, os smartphones do momento, bem como os produtos mais tecnológicos possível. Esta geração assistiu ao colapso da União Soviética e ao fim da Guerra Fria, além de ter visto em acção Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de desporto de corrida. 

Geração Z

A geração Z é a geração dos nascidos entre os anos 1990 e 2010. As pessoas dessa época são conhecidas por nativas digitais, muito familiarizadas com a internet e compartilhamento de novas tecnologias.

Os sites de conexão ou as redes sociais tornaram-se famosas entre os Angolanos nesta geração, o que fez com que os utilizadores de internet entrassem de cabeça na onda das redes sociais.

Para os especialistas, esta é a geração que poderá mudar o mundo, uma vez que não têm problemas de acesso às informações – o principal pilar do conhecimento. 

Geração Alfa

Esta é a geração das crianças nascidas desde 2010. Elas já nasceram “conectadas”, vivem rodeadas de tecnologia e estão a desenvolver uma nova visão de mundo.

Para a geração alfa, não existe mais separação entre o digital e a vida real. São considerados os mais inteligentes, esta geração chegará aos 2 bilhões de pessoas no mundo até 2025.         

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Geração “Baby Boom”, “X”, “Y”, “Z” e “Alfa” – a que geração pertence?
Publicidade
Publicidade