Publicidade

Quem foi Milton Gonçalves? Conheça o homem que deixou o legado na dramaturgia brasileira

Publicidade

Milton Gonçalves foi actor, director, sindicalista e encenador brasileiro. Considerado um dos principais e mais importantes actores negros do Brasil, desempenhou diversos papéis importantes no teatro, cinema e televisão, ao longo de sete décadas.

Quem foi Milton Gonçalves? Conheça o homem que deixou o legado na dramaturgia brasileira

Milton Gonçalves nasceu no dia 9 de Dezembro de 1933 na cidade de Monte Santo, no interior de Minas Gerais, no Brasil; e começou a sua carreira no teatro em 1957, após se ter encantado ao assistir uma apresentação.

Publicidade

Fez a sua estreia na televisão no inicio da década de 1960 e tornou-se um dos actores que mais participaram em filmes no Brasil – ao todo foram mais de 100 filmes.

Milton Gonçalves também esteve em novelas importantes como “Irmãos Coragem” em 1970; “Roque Santeiro”, em 1985, quando representou o promotor Lourival Prata; “Que Rei Sou Eu”, em 1989; “A favorita”, em 2008; e tantas outras.

Os personagens mais marcantes do actor foram o “Zelão das asas”, que ele interpretou em o “Bem-amado” em 1973, onde contracenou com a actriz Ruth Souza no papel de “Chiquinha do parto”. Outra actuação memorável aconteceu em “Baila Comigo”, de 1981, Milton Gonçalves era o Rodrigues e fazia par com Beatriz Lira.

O actor ainda se destacou em “Araponga” em 1990, interpretando o Zé das Couves. Ao todo, Nilton Gonçalves fez mais de 40 novelas ao longo da sua carreira.

Milton Gaspar veio de uma família humilde que decidiu mudar-se para a capital de São Paulo em busca de melhores condições de vida. 

Posto lá, o pai de Milton, que tinha mais de dois filhos, passou a trabalhar como pedreiro e a sua mãe tornou-se empregada doméstica. Em pouco tempo o jovem começou a trabalhar para ajudar nas despesas de casa, como aprendiz de sapateiro e alfaiate, até conseguir arranjar um emprego numa gráfica.

Porém, foi aos 17 anos de idade que Milton passou a cultivar o sonho de se tornar artista, depois de assistir à sua primeira peça de teatro – o jovem encantou-se tanto que logo entrou num grupo amador.

Em 1957, Milton Gonçalves mudou-se para o Rio de Janeiro, a fim de actuar em “Ratos e Homens”, a sua primeira peça profissional. Ao longo da sua carreira o actor consagrou-se como um dos maiores artistas da teledramaturgia do Brasil e além-fronteiras. Inclusive ganhou o leão de ouro em Cannes em 2020, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. 

O actor sempre foi muito reservado com a sua vida pessoal e raras vezes aparecia em fotos com a sua esposa. Casou-se com Dona Arruda em 1966 e ficaram juntos até ao seu falecimento em Novembro de 2013.

Numa entrevista, Milton Gonçalves falou sobre as dificuldades que a sua esposa teve de enfrentar ao seu lado por ser branca.

“Nós amávamo-nos, a família dela e a minha foram contra e fizeram de tudo para nos afastar, mas eu gostava dela e pronto. De vez em quando ela era desrespeitada quando dizia quem era o seu marido”, revelou na ocasião.

O actor deixou 3 filhos, Maurício, – o mais conhecido – que também é actor; Catarina e Alda Gonçalves, que também trabalha no mundo artístico.

Milton Gonçalves vinha a sofrer complicações com a saúde já há algum tempo. Após ter sofrido um AVC em 2020, na tarde de Segunda, 30 de Maio, a família do actor deu a notícia do seu falecimento aos 88 anos, ocorrido na sua casa, no Rio de Janeiro.    

Milton Gonçalves é definido nas suas próprias palavras como um Afro-Brasileiro que não aceitou o lugar de negro que a sociedade havia demarcado pós-abolição e que a sua luta como actor se entrelaçou com a sua luta contra o racismo.

“Sofri todos os percalços entendendo (mas não concordando com) o preconceito racial, que foi um trauma na minha vida. Assim, o teatro para mim foi a grande salvação”, revelou certa vez em entrevista ao site Memória Globo. 

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Quem foi Milton Gonçalves? Conheça o homem que deixou o legado na dramaturgia brasileira
Publicidade
Publicidade