Quase toda a gente leva imenso tempo para terminar as coisas, mas mesmo que pareça inofensiva para alguns, a procrastinação pode ser um problema para muitos que gostariam de ser mais produtivos.
Procrastinar significa adiar intencionalmente o início ou término de alguma coisa, apesar de se saber que essa pode não ser a melhor decisão. Ela é uma forma evitável de enfrentar o stress, que tende a piorar a situação a longo prazo.
Outro factor é o quão distante no tempo está o benefício dessa tarefa para a pessoa. Quanto mais distantes estiverem os benefícios, maior tende a ser a procrastinação. As pessoas procrastinam há muito tempo, mas tudo indica que desde a revolução industrial temos procrastinado cada vez mais.
Embora consigam sentir-se melhores no presente, a longo prazo os procrastinadores stressam-se mais, tiram notas mais baixas e podem ter uma saúde pior do que pessoas mais disciplinadas. A procrastinação pode custar mais caro também.
Toda a gente procrastina, mas nem toda a gente é procrastinadora. Alguns dados indicam que cerca de 20% das pessoas são procrastinadoras crónicos. Essas pessoas sofrem um grande prejuízo por procrastinar nos estudos, no trabalho e nos relacionamentos.
Essa tendência a procrastinar costuma ser estável ao longo do tempo. Em parte, esta estabilidade pode estar ligada a factores genéticos, já que gémeos idênticos tendem a ser parecidos entre si quanto à propensão a procrastinar.
Se deseja procrastinar menos, a seguir tem algumas dicas.
Se acha que é um procrastinador crónico, procurar ajuda psicológica pode ser uma boa ideia.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.