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Procrastinação: o que fazer para vencer este mau hábito?

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Quase toda a gente leva imenso tempo para terminar as coisas, mas mesmo que pareça inofensiva para alguns, a procrastinação pode ser um problema para muitos que gostariam de ser mais produtivos.

Procrastinação: o que fazer para vencer este mau hábito?

Procrastinar significa adiar intencionalmente o início ou término de alguma coisa, apesar de se saber que essa pode não ser a melhor decisão. Ela é uma forma evitável de enfrentar o stress, que tende a piorar a situação a longo prazo.

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Outro factor é o quão distante no tempo está o benefício dessa tarefa para a pessoa. Quanto mais distantes estiverem os benefícios, maior tende a ser a procrastinação. As pessoas procrastinam há muito tempo, mas tudo indica que desde a revolução industrial temos procrastinado cada vez mais.

Embora consigam sentir-se melhores no presente, a longo prazo os procrastinadores stressam-se mais, tiram notas mais baixas e podem ter uma saúde pior do que pessoas mais disciplinadas. A procrastinação pode custar mais caro também.

Toda a gente procrastina, mas nem toda a gente é procrastinadora. Alguns dados indicam que cerca de 20% das pessoas são procrastinadoras crónicos. Essas pessoas sofrem um grande prejuízo por procrastinar nos estudos, no trabalho e nos relacionamentos.

Essa tendência a procrastinar costuma ser estável ao longo do tempo. Em parte, esta estabilidade pode estar ligada a factores genéticos, já que gémeos idênticos tendem a ser parecidos entre si quanto à propensão a procrastinar.

Se deseja procrastinar menos, a seguir tem algumas dicas.

  • Uma coisa importante é tirar da cabeça a ideia de que precisa estar com vontade de fazer algo para fazê-lo. Não nos sentimos bem o tempo todo, mas podemos fazer o que precisamos mesmo assim.
  • Pode aprender a dar menos importância aos seus sentimentos na hora de fazer uma tarefa. Não vai ser tão agradável quanto ir assistir a um filme, mas vai ajudá-lo a alcançar metas mais importantes a longo prazo.
  • Se tem uma tarefa complicada para fazer, tente dividi-la em partes menores e mais simples. Por exemplo, se precisa entregar um trabalho grande, divida-o em várias partes pequenas que poderia começar a fazer no momento e faça a primeira e mais simples delas, assim pode progredir aos poucos na tarefa e sentir-se bem e motivado a continuar a desenvolver-se.
  • Pode dar-se um prémio por cada progresso que alcançar como um descanso de alguns minutos, o que também pode incentivar a sua produtividade se usar de bom senso.

Se acha que é um procrastinador crónico, procurar ajuda psicológica pode ser uma boa ideia.

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