Publicidade

Praças e sua importância no contexto angolano

Publicidade

Donas de casa ou não, a palavra “praça” de certeza que não lhe é desconhecida. Está palavra muito conhecida no seio da sociedade angolana, serve para designar o espaço onde se faz vendas informais, também designada como “kitanda” na língua kimbundo que significa pequena barraca para venda de produtos também pode significar praça.

Praças e sua importância no contexto angolano

Este local, possue uma grande importância não só do ponto de vista social, como também económico. Pois, a praça é actualmente um movimento de resistência social que tem formado indivíduos íntegros e se tornou na base de sustento de grande parte das famílias angolanas, oferecendo às mulheres e homens um papel fundamental neste processo.

Publicidade

As dificuldades, vulnerabilidades sociais e a potencial do povo angolano são pontos fulcrais observados diariamente neste local que para alguns é considerado um caminho para atingir a superação pessoal.

As praças, embora na sua maioria consideradas locais informais, elas também funcionam como fontes de inspiração para muitos artistas dentre músicos, artistas plásticos, escritores e não só. Apesar de serem frequentados maioritariamente pessoas de baixa renda, algumas praças são uns verdadeiros atrativos turísticos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Praças e sua importância no contexto angolano
Publicidade
Publicidade