Publicidade

O que é que sabe sobre a técnica de escarificação?

Publicidade

De certeza que já ouviu falar desta arte ou cultura denominada “escarificação” – uma técnica de modificação do corpo, através de cicatrizes produzidas na superfície da pele com objectos cortantes.

O que é que sabe sobre a técnica de escarificação?

Esta técnica originou na cultura de algumas tribos africanas provenientes de países como Sudão do Sul, Uganda e Etiópia. Algumas destas tribos utilizam a técnica para diferenciar os povos e identificar as suas classes sociais; já outras, utilizam-na em rituais de beleza para as mulheres e como símbolo de valentia para os homens, no processo de transição da adolescência para idade adulta.

Publicidade

Embora a técnica de escarificação se pareça com uma tatuagem tradicional (feita de tinta), os seus cortes são feitos com uma profundidade de 3 mm, com a remoção da pele, isso em diferentes partes do corpo.

Actualmente, apesar da prática se ter tornado comum em diversos países do mundo, a mesma requer tanto do profissional quanto so utente uma série de cuidados, para que se evitem as infecções da ferida e se facilite o processo de cicatrização.

A técnica de escarificação também é uma caraterística de alguns povos indígenas do Brasil.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que é que sabe sobre a técnica de escarificação?
Publicidade
Publicidade