Publicidade

Como lidar com o ciúme de forma saudável? Siga estas 5 sugestões práticas

Publicidade

Alguns podem pensar que a melhor forma de lidar com o ciúme é simplesmente ignorá-lo e seguir em frente. Mas fingir que os seus sentimentos não existem pode ser uma receita para um desastre emocional. “É assim que o ciúme se torna tóxico, age de forma exagerada e pode tornar-se altamente destrutivo”, diz especialista.

Como lidar com o ciúme de forma saudável? Siga estas 5 sugestões práticas

“Para controlar as suas emoções, comece a respirar fundo. De seguida, reserve um tempo para pensar em como realmente se sente e como deseja responder antes de dar outro passo”, recomenda a terapeuta matrimonial e familiar Risa Ganel. Siga estas 5 sugestões práticas.

Publicidade

1. Separe-se dos seus sentimentos

Em vez de se rotular como ciumento, lembre-se de que a sua mente está apenas a dar-lhe um sentimento de ciúme no momento. Isso pode ajudá-lo a evitar ser engolido pelas suas próprias emoções e a manter a cabeça no lugar. Isso torna mais fácil escolher se este é um sentimento sobre o qual precisa de agir ou se é um que apenas deve deixar passar.

2. Descubra de onde vem realmente o seu ciúme

Os seus sentimentos de ciúme derivam de algo que a pessoa fez no passado ou vêm das suas próprias inseguranças? Descobrir a resposta pode dizer se o problema precisa de ser tratado com a pessoa (talvez o seu parceiro tenha um histórico de ser um pouco amigável demais) ou se é algo sobre o qual precisa trabalhar internamente (o seu parceiro anterior traiu, então está preocupado que o seu actual também o faça).

3. Anote

Pausar para colocar o pensamento no papel às vezes pode retardar a enxurrada de emoções e ajudá-lo a pensar com mais clareza antes de agir sobre os seus sentimentos.

4. Agora fale sobre isso

Uma vez que esteja calmo e tenha tirado algum tempo para esclarecer como realmente se sente, fale com outra pessoa. Seja aberto e honesto sobre o que está a acontecer dentro de sua cabeça e peça ajuda para lidar com o seu ciúme em vez de criticar. “Isso dá-lhe a oportunidade de falar sobre fortalecer o seu relacionamento a partir do sinal que o ciúme lhe deu e impede-o de jogar o jogo da culpa”, diz especialista. “Poderá surpreender-se ao saber que o parceiro também já tivera sentimentos de ciúmes.”

5. O que não fazer quando estiver com ciúmes

Resista à tentação de atacar, mesmo quando sentir que o seu ciúme é totalmente justificado. Acusar o seu ente querido ou culpá-lo pelos seus sentimentos é uma maneira infalível de desencadear uma discussão. Deseja possuir as suas emoções e estar no comando delas.

E quando se trata de ciúme romântico em particular, este é um outro alerta: não monitorize o seu parceiro ou invada a privacidade dele para provar que os seus sentimentos de ciúme estão certos. Nenhum relacionamento melhorou através da espionagem.

Finalmente, não deixe o seu ciúme sair do controlo. É normal sentir ciúmes de vez em quando. Mas se está a ferver de inveja quase diariamente ou o seu ciúme está a provocar sentimentos de raiva intensa ou mesmo violência, pode estar a lidar com inseguranças internas que valem a pena abordar com um terapeuta.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Como lidar com o ciúme de forma saudável? Siga estas 5 sugestões práticas
Publicidade
Publicidade