Publicidade

O que é a psoríase? A doença da qual sofre Kim Kardashian e que chegou a paralisar as suas mãos

Publicidade

Na última semana os fãs ficaram preocupados com a notícia sobre o estado de saúde de Kim Kardahian, que compartilhou sobre a sua difícil jornada com a psoríase, doença que provavelmente agravou-se após Kim ter se submetido a um procedimento para perda de peso para a MET GALA 2022.

O que é a psoríase? A doença da qual sofre Kim Kardashian e que chegou a paralisar as suas mãos

A psoríase é uma doença caracterizada por inflamação causada por disfunção do sistema imunitário que causa inflamação no corpo. Pode haver sinais visíveis da inflamação, como máculas elevadas (elas podem parecer diferentes para diferentes tipos de pele) e escamas na pele. 

Publicidade

Isso ocorre porque o sistema imunitário hiperactivo acelera o crescimento das células da pele. As células normais da pele crescem e caem completamente no espaço de 1 mês. Com a psoríase, isso acontece em apenas 3 ou 4 dias. 

Em vez de derramar, as células da pele acumulam-se na superfície da pele. Algumas pessoas relatam que as máculas de psoríase coçam, queimam e ardem. Máculas e escamas podem aparecer em qualquer parte do corpo, embora sejam comummente encontradas nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.

A inflamação causada pela psoríase pode afectar outros órgãos e tecidos do corpo. Pessoas com psoríase também podem experimentar outras condições de saúde. 1 em cada 3 pessoas com psoríase também pode desenvolver artrite psoriática (que causa paralisia dos membros). Os sinais de psoríase incluem inchaço, rigidez e dor nas articulações e áreas ao redor das articulações. 

A psoríase muitas vezes não é diagnosticada, particularmente nas suas formas mais leves. No entanto, é importante tratá-la desde o início para ajudar a evitar danos permanentes nas articulações.

Embora os cientistas não saibam exactamente o que causa a psoríase, sabe-se que o sistema imunitário e a genética desempenham papéis importantes para o seu desenvolvimento. Mas uma coisa é certa: a psoríase não é contagiosa. Não podemos apanhar psoríase de outra pessoa. Normalmente, algo desencadeia a psoríase, fazendo com que os sintomas apareçam ou piorem e variam de pessoa para pessoa.

Tal como acontece com outras doenças crónicas, a psoríase pode afectar outras áreas da vida além da saúde física. A psoríase pode afectar a saúde emocional, os relacionamentos e a forma de lidar com o stress. Pode até afectar áreas da vida que não esperaríamos, como as roupas a se usar. Para algumas pessoas, viver com psoríase pode ser um desafio. No entanto, existem maneiras de lidar com os mesmos.

Embora não haja cura, existem tratamentos mais eficazes para a psoríase hoje em dia. O tratamento da psoríase pode ajudar a melhorar os sintomas e diminuir o risco de desenvolver outras condições de saúde, como artrite psoriática, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e depressão.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que é a psoríase? A doença da qual sofre Kim Kardashian e que chegou a paralisar as suas mãos
Publicidade
Publicidade