Publicidade

Bolarinwa Kemisola, cientista nigeriana criadora do sutiã inteligente capaz de detectar cancro da mama

Publicidade

O cancro da mamã é uma doença que tem matado milhares de mulheres em Angola e por todo mundo. Mil soluções são apresentadas diariamente para combaté-la e foi nesta senda que a jovem nigeriana  Bolarinwa  Kemisola, formada em engenharia robótica – motivada pela morte da sua mãe, que padecia da doença e foi diagnosticada  tardiamente, tendo falecido em 2017 – desenvolveu um sutiã que tem a particularidade de detectar cancro da mama desde o momento em que este é utilizado.

Bolarinwa  Kemisola, cientista nigeriana criadora do sutiã inteligente capaz de detectar cancro da mama

Este “sutiã inteligente” inclui um sistema de conexão via USB e uma aplicação que permite verificar os resultados. Possuindo 14 sensores, ele é crucial para a descoberta da doença em mulheres. A chefe de equipa revelou em entrevista ao site SciDev.Net que em 30 minutos de utilização, os pequenos sensores de ultra-som do protótipo “scaneiam” os seios e revelam a localização de um possível tumor, definindo-o como sendo benigno ou maligno.

Publicidade

Deseja-se que o dispositivo contribua para o diagnóstico do cancro no continente africano e no mundo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Bolarinwa Kemisola, cientista nigeriana criadora do sutiã inteligente capaz de detectar cancro da mama
Publicidade
Publicidade