Publicidade

Quem é Joshua Beckford?

Publicidade

O que é que fazia quando tinha 6 anos de idade? Joshua Beckford, nesta idade, estava a ingressar na prestigiada Universidade de Oxford! 

Quem é Joshua Beckford?

A história de Joshua é bastante notável, pois ele foi diagnosticado com autismo de alto funcionamento desde tenra idade, mas nunca deixou que o diagnóstico prejudicasse as suas aspirações. Aos dois anos, aprendeu a ler sem esforço através da fonética.

Publicidade

Aos 6 anos, Joshua Beckford tornou-se a pessoa mais jovem a frequentar a prestigiadaa Universidade de Oxford, em Inglaterra. Agora, com 16 anos de idade, Beckford está pronto para enfrentar mais desafios, tornar-se um neurocirurgião e salvar a Terra algum dia.

Beckford tinha apenas 10 meses quando o seu pai Daniel descobriu que o filho não era uma criança “normal”. Quando se sentava com ele em frente ao computador, Joshua já conseguia memorizar e entender letras do teclado.

Ele tinha 3 anos quando começou a ler fluentemente e a falar japonês. Joshua aprendeu sozinho a digitar num computador antes mesmo de poder escrever.

Aos 4 anos, brincava no laptop do seu pai com um simulador de corpo humano. O menino foi moldado de tal forma que já era capaz de fazer apresentações em PowerPoint sobre a anatomia humana para públicos de 200 a 3.000 pessoas em eventos comunitários de arrecadação de fundos.

Daniel, o pai do menino, sabia que o cérebro do filho era muito avançado para um currículo padrão. Beckford foi educado em casa porque ele “não gosta de crianças da sua idade e só gosta de adolescentes e adultos” e o que lhe interessa é o antigo Egipto, sobre o qual Joshua está a trabalhar num livro infantil.

Em 2011, o pai de Joshua descobriu um programa especial que a Universidade de Oxford oferece para crianças de 8 a 13 anos. Apesar da sua idade na altura, (6 anos), matriculou-o para desafiar a sua mente brilhante e jovem.

Beckford, que era dois anos mais novo do que os candidatos habituais, tornou-se o aluno mais jovem alguma vez aceite na Universidade de Oxford. Ele fez cursos de filosofia e história através do seu programa online para crianças superdotadas, onde obteve distinções em todas as suas aulas e foi reconhecido com um certificado.

Além disso, Beckford apoia instituições de caridade e actividades de angariação de fundos para minorias com autismo. Beckford é o rosto da campanha “Black and Minority”, da National Autistic Society, que destaca as dificuldades que as minorias com autismo enfrentam para obter apoio e serviços.

Também foi recentemente nomeado como Embaixador de Apoio à Educação para Famílias de Baixa Renda (LIFE), para a Boys Mentoring Advocacy Network em partes de África e do Reino Unido. 

Entre a sua longa lista de realizações, Beckford participou da Conferência Internacional TEDx em Viena e apresentou um poema que o mesmo escreveu, intitulado “Saving Mother Earth”, defendendo a preservação do meio ambiente. Ganhou o prémio Positive Role Model Award pela sua idade no National Diversity Awards em 2017, além de ter sido reconhecido como uma das 30 pessoas mais notáveis ​​do mundo com autismo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Quem é Joshua Beckford?
Publicidade
Publicidade