Publicidade

Conheça a Floresta do Congo, um dos pulmões do planeta

Publicidade

Localizada na República Democrática do Congo, a Floresta do Congo é responsável por 70% da cobertura vegetal do subcontinente africano. Logo, a sua importância é imensa porque a região abriga a segunda maior floresta tropical do mundo, depois da Amazónia.

Conheça a Floresta do Congo, um dos pulmões do planeta

A Floresta do Congo, também conhecida como a “selva do Congo”, é uma floresta ombrófila tropical húmida, que se estende por toda a planície da bacia do rio Congo e pelos seus afluentes na África Central.

Publicidade

Com dois terços da área florestal e 180 milhões de hectares, a floresta encontra-se num país do tamanho da Europa Ocidental.

Na floresta, foi construída a Torre de Fluxo, com 55 metros de altura, projectada e realizada pela Universidade de Ghent.

Segundo a Euronews, o Reitor da Escola Regional de Pós-graduação em Gestão Integrada de Florestas Tropicais e Terras (ERAIFT), Michel Baudouin, afirma que a floresta, ao contrário do que muitos dizem, não é o segundo pulmão do planeta, mas o primeiro.

“É a segunda maior floresta em termos de área, mas a primeira em termos de sequestro de carbono. Por várias razões biológicas e históricas, hoje há mais carbono sequestrado na Bacia do Congo do que na Amazónia ou na Indonésia”, afirmou o Reitor.

Uma vez que ocupa uma grande área, o clima pode variar em relação à humidade, visto que perto do oceano Atlântico, ou seja, na porção Oeste da Floresta, o clima tende a ser mais húmido do que nas regiões continentais.

A floresta tropical e equatorial é considerada uma das mais antigas do mundo e abrange seis países do continente africano: República do Congo, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Camarões, Guiné Equatorial e Gabão.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça a Floresta do Congo, um dos pulmões do planeta
Publicidade
Publicidade