Publicidade

Os segredos fit de Thiago Gonçalves, o bombeiro que está a incendiar as redes sociais

Dá a cara pelo mês de janeiro no calendário dos Bombeiros Sapadores de Lisboa. A NiT falou com o profissional sobre o seu treino.

Publicidade
Os segredos fit de Thiago Gonçalves, o bombeiro que está a incendiar as redes sociais

Os Bombeiros Sapadores de Lisboa incendiaram as redes sociais no dia 16 de dezembro. Mais conhecidos por apagarem incêndios, desta vez, os soldados da paz fizeram subir as temperaturas e o rastilho pegou fogo. Tudo por uma boa causa. A corporação lançou um  calendário solidário onde aparecem 12 elementos — um por mês — em tronco nu. A NiT falou com o protagonista de janeiro para descobrir os segredos da sua forma física invejável.

Quando abre o calendário, o primeiro sapador que vê é Thiago Duarte Gonçalves. O bombeiro, “um português nascido Brasil”, mais precisamente no Rio de Janeiro, vive em Portugal desde os três anos. E foi por cá que descobriu a sua primeira paixão no desporto, a natação. O profissional de 33 anos praticou a modalidade de forma federada durante vários anos, e chegou inclusive, a participar em várias competições.

Publicidade

No final da adolescência deixou a piscina e entrou no mundo dos ginásios. “Passei a fazer musculação e máquinas. E mais tarde, quando entrei para a escola de bombeiros, em 2016, passei a dedicar-me ainda mais ao exercício físico”.

Thiago é também personal trainer e professor de natação e treina quase todos os dias da semana, normalmente, duas vezes por dia. Uma delas, no quartel de bombeiros da Encarnação, onde está destacado. “A nossa profissão exige muito de nós a nível físico, por isso treinamos com muita frequência”, explica.

“Nos treinos de serviço trabalhamos com uma metodologia muito idêntica ao crossfit que consiste em fazer sessões de alta intensidade, intervalados, em circuito. É um treino de força, mas que envolve cardio.”

Objetivo: levar o corpo ao limite

Thiago colocou a fasquia relativa ao exercício físico bastante elevada. “Dependendo do turno que estou a fazer gosto de treinar sozinho, no ginásio, pelo menos seis dias por semana, mas não tenho nada muito definido. Se tiver disponibilidade para treinar todos os dias, vou”, conta. E acrescenta: “Gosto de levar o corpo ao limite”.

Tem uma rotina de treino intensa, como nos revela, em que trabalha todos os músculos com regularidade. “Como nos bombeiros acabo por fazer um treino de full body, quando estou sozinho exercito grupos musculares isolados”. Mas o cardio não fica de parte. Além da musculação, o personal trainer também gosta de correr e nadar.

No ginásio, a rotina é simples: “treino sempre até à falha”. Isto significa que independentemente do exercício que esteja a fazer, Thiago vai tentar sempre dar o melhor de si, até não aguentar mais. Não seguindo um plano linear, o bombeiro vai intercalando os treinos por grupos musculares.

Quando o objetivo é trabalhar os músculos das pernas, Thiago prefere fazer agachamentos com peso, leg press, lunges, leg curl e leg extention. “Normalmente, tento fazer 12 repetições de cada, mas se chegar à décima segunda e sentir que posso dar mais, vou fazer mais. Só assim conseguimos evoluir.”

Em relação aos restantes grupos musculares, o bombeiro que vive em Alverca prefere ir variando o tipo de treino. “Faço um pouco de tudo, mas vou alternando. Uns dias uso os halteres, outros dias a barra. Há alturas em que só faço treinos nas máquinas. Vou mudando, para não me cansar dos exercícios, e para me desafiar”, refere.

Exercício, alimentação e sono: um trio de sucesso

Além da intensa rotina de treino, Thiago tem muito cuidado com o que come. “A alimentação é fundamental para a nossa saúde e para obter resultados.” Por isso, evita pratos gordurosos, alimentos processados, fritos e açúcares. “Também tento equilibrar o consumo de micro e macronutrientes com a ingestão proteica”.

Em termos práticos, isto significa que Thiago começa o dia a comer quatro ovos mexidos, com pão integral e café. A meio da manhã costuma beber um batido de proteína com aveia. Ao almoço vai variando, mas normalmente opta por  pratos com carne, brócolos e arroz. Ao lanche gosta de comer panquecas, mas quando não há tempo bebe um batido ou come fruta. O jantar é semelhante ao almoço, mas come peixe ou ovo cozido em vez da carne. “Como ovos e bebo café praticamente todos os dias, porque são essenciais na minha rotina”, confessa à NiT.

A par disto não descura a ingestão de três litros de água diários e mantém uma rotina de sono regular. “Deito-me muito cedo, tento estar na cama antes das 22 horas e levanto-me sempre entre as 6h30 e as 7 horas. Procuro, no mínimo, ter oito horas de sono por dia, porque o descanso é fundamental para recuperar”, explica.

O convite para o calendário

Quando recebeu a proposta para se juntar à iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para apoiar a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, no âmbito da Campanha Emergência Alimentar, Thiago não pensou duas vezes. “Além de ter um objetivo solidário é também uma oportunidade para dar visibilidade aos bombeiros portugueses, por isso, a decisão foi fácil”, diz à NiT.

O bombeiro aceitou o convite de imediato, mas confessa que não fez nenhuma preparação especial para a sessão fotográfica do calendário. Um facto que o subchefe da corporação, David Brandão, confirma, porque “nem houve tempo”. O resultado está à vista — e o impacto que teve muito além do esperado. “Algumas pessoas já nem nos tratam pelos nomes, mas sim pelo mês que representamos”, revela à NiT, entre risos.

O calendário — que custa 10€ — pode ser adquirido na versão em papel na loja dos Serviços Sociais do Regimento de Sapadores Bombeiros (no quartel da Encarnação), na Avenida de Berlim, em Lisboa. Se preferir a versão digital (que tem o mesmo preço), pode fazer o pedido através do email rsblisboacalendario2023@gmail.com.

Para ver algumas das imagens de Thiago no calendário que foi produzido com o apoio gráfico da Imprensa Municipal. clique no link abaixo:

https://www.nit.pt/fit/ginasios-e-outdoor/os-segredos-fit-de-thiago-goncalves-o-bombeiro-que-esta-a-incendiar-as-redes-sociais

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Os segredos fit de Thiago Gonçalves, o bombeiro que está a incendiar as redes sociais
Publicidade
Publicidade