Durante a cerimônia do Prêmio Nacional dos Direitos Humanos, organizado pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos, a Ambientalista Fernanda Renée foi reconhecida como personalidade do Ano em Direitos humanos pelo seu trabalho com Fundação OTCHIVA na Defesa das Comunidades piscatórias que dependem dos ecossistemas marinhos como a sua fonte de renda e de subsistência, os quais, têm sido impactados pelos aterros e construções ilegais.
Para Fernanda Renée, este prêmio evidência a relevância das questões ambientais no âmbito da justiça e direitos humanos e realça que pela primeira vez Angola está a dar passo significativo ao destacar o Ambiental como Direito Fundamental de facto, o que precisa de maior divulgação em todas as franjas da sociedade. Fernanda Renée realçou igualmente que os verdadeiros heróis e heroínas são na verdade os pescadores e peixeiras que todos os dias enfrentam grandes desafios face à privatização de praias e ocupação da orla costeira sem o respeito a sobrevivência e a segurança alimentar destas comunidades.
Na mesma cerimônia foram premiados outros cidadãos no que concerne aos prêmio de cultura de paz e cidadania, ações comunitárias e Humanitárias, Pesquisas em Direitos Humanos, bem como menções honrosas à individualidade à carreira em Direitos Humanos a destacar o Francisco Queiroz, Paulo Tchipilica, Santana André Pitra “Petrof”, entre outros.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.