
As Maldivas são conhecidas por seus hotéis de luxo e praias exuberantes. Porém, nem só de turismo vivem as ilhas.
O peixe vive entre 40 e 70 metros de profundidade, no Oceano Índico, o que torna o seu estudo difícil para os cientistas. Para chegar até ao espécime, os pesquisadores tiveram que utilizar equipamentos de mergulho especializados que reciclam o ar exalado.
O aparelho, que elimina dióxido de carbono e libera oxigénio, permite que os mergulhadores alcancem até 100 metros de profundidade. Em alguns momentos, os pesquisadores precisam subir lentamente a superfície, o que faz o trabalho durar horas, mas vale a pena.
O peixe feminina é conhecido desde os anos 90, mas, até então, era considerado uma variação de outra espécie a parte. Somente em 2022, os cientistas o classificaram como espécie de bodiões.
O nome significa rosa na língua local Dhivehi. Além disso, a denominação faz referência a flor homónima de mesma cor tradicional das Maldivas.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.