A professora Elly McCauslandda Universidade de Ghent, na Bélgica, decidiu aprofundar os conhecimentos dos seus alunos sobre o vasto repertório de Taylor Swift. Elly McCausland é a estudiosa literária por trás de “Literature Taylor’s Version”, uma aula dedicada a descompactar o trabalho da estrela pop de renome mundial e colocá-lo em diálogo, com grandes obras literárias inglesas.
A professora é também redactora do blog Swifterature, no qual explora as conexões entre as letras de Swift e as obras de Sylvia Plath, Charles Dickens, William Shakespeare e outros. O seu interesse intensificou-se quando começou a pensar em “The Great War”, uma faixa bónus do álbum mais recente de Taylor, Midnights.
“A música usa a Primeira Guerra Mundial como uma analogia para o desgosto”, disse a professora em entrevista à CNN. “Isso fez-me pensar no poema ‘Daddy’, de Sylvia Plath, no qual ela usa o Holocausto para discutir o seu relacionamento conturbado com o pai. Essa apropriação da dor histórica e da guerra como uma metáfora (para o amor e a perda) fez-me pensar em outros paralelos literários, foi daí que surgiu o curso.”
De acordo com a descrição do curso, os alunos lerão textos do período medieval ao vitoriano. Isso incluirá selecções de “Troilus and Criseyde” (de Geoffrey Chaucer), “The Tempest” (de Shakespeare), “Villette” (de Charlotte Brontë), “Hag-Seed” (de Margaret Atwood), entre outros.
“O que eu quero fazer é mostrar aos alunos que, embora esses textos possam parecer inacessíveis, eles podem ser entendidos, se olharmos para eles de um ângulo ligeiramente diferente”, disse a professora McCausland.
Apesar do embasamento teórico da professora, nem todo a gente ficou imediatamente convencida pela ideia; ela disse à CNN: “Imaginei que haveria algumas caras feias e houve”. Ainda assim, ela diz que ficou impressionada com a quantidade de apoio que recebeu dos fãs de Taylor na universidade e ao redor do mundo.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.