Hoje recomeçam as aulas dos mais pequenos, altura em que algumas crianças tendem a criar alguns receios e a ficar ansiosas, principalmente quando há mudança de ciclo, ou de escola.
A relação com os colegas é uma das maiores questões e expectativas das crianças. O que vestir, ou que material levar no primeiro dia de aulas é, muitas vezes, uma enorme preocupação e até um factor de ansiedade. É indispensável o envolvimento das famílias e o seu acompanhamento.
Joana Teixeira, psicóloga comunitária portuguesa, com vasta experiência junto do público juvenil, criou algumas dicas para ajudar as crianças neste processo:
Pratique a escuta activa
Conversar com a criança, compreender as suas expectativas e os seus receios, desconstruí-los e explicar de forma clara tudo o que deve esperar desta nova fase, principalmente se for numa mudança de escola ou ciclo, é essencial para a gestão de expectativas e consequente adaptação. Uma boa dica para isso pode ser, por exemplo, implementar a rotina das ”três bênçãos”: todos os dias, antes de dormir, peça ao seu filho que diga três coisas boas do seu dia. Além de realçar esses momentos, fazendo com que fiquem gravados na memória, está a criar um mote de conversa e a conhecer melhor o seu filho.
Faça uma gestão adequada das expectativas
Associar a escola a algo positivo através de premissas como: ”Vais conhecer novos amigos”; ”vais poder aprender” e descomplicar primeiras impressões, explicando que as amizades são um longo caminho que se vai percorrendo, ajudam na forma como as crianças irão encarar os primeiros dias de escola. Caso seja uma nova escola, fazer uma visita prévia onde a criança conhece o recreio, as salas e os novos professores, pode ser uma mais-valia. O desconhecido é um lugar de incertezas que podem aumentar os níveis de ansiedade.
Prepare a rotina
Nas férias, o cumprimento de horários pode ser menos valorizado, tanto para os adultos como para as crianças. Umas semanas antes do início das aulas, volte a entrar na rotina, principalmente no que toca às horas de dormir e das refeições, de modo a que, no primeiro dia de aulas, esse já não seja um factor desestabilizador. Além disso, definir horários para o que vai acontecer depois das aulas pode ser também uma forma de a criança sentir um maior controlo e consciência do que se irá passar no seu dia.
Promova a autonomia
Promover a autonomia através de uma tarefa tão simples e tão complicada ao mesmo tempo – dar liberdade aos nossos filhos – é essencial para um crescimento saudável. Por exemplo, ao estarmos com a nossa roupa preferida, rodeados de coisas de que gostamos, sentimo-nos mais seguros e mais empoderados, o que faz com que estejamos mais disponíveis para a socialização e para enfrentar um dia desafiante, como é o primeiro dia de aulas. É certo que cabe aos pais zelarem pela saúde e bem-estar dos seus filhos, adequando a roupa que utilizam à estação do ano. No entanto, podemos deixar algumas coisas dentro do seu controlo, colocando numa gaveta mais baixa uma panóplia de opções viáveis e deixar que seja a criança a escolher a sua toilette diária, “sem julgamentos”. Uma T-shirt com o super-herói preferido, ou com a princesa do momento, pode ser uma motivação extra!
Personalize ao máximo
Os materiais escolares são também uma excelente forma de deixar que as crianças demonstrem a sua personalidade. Permitir que as crianças escolham e personalizem os materiais escolares pode tornar-se uma actividade familiar divertida, além de ajudar os mais novos a expressar os seus gostos.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.