Está por todo o lado, receitas e dicas para usá-la não faltam. A air fryer’ é, basicamente, um mini forno de confecção, que cozinha os alimentos com ar quente. É um utensílio muito útil, mas não deve ser utilizado para todos os alimentos.
Nela, o alimento é cozido usando sua própria humidade. Por isso, dispensa o uso de gordura e é capaz de manter o sabor e as propriedades dos ingredientes, algo que deve ser considerado, não só por razões de segurança, mas também para garantir a longevidade do seu eletrodoméstico.
Aqui estão os alimentos que não podem ser cozidos na air fryer:
Pipocas: a temperatura de uma air fryer não é alta o suficiente para fazer com que o milho comece a estourar. Por isso, o mais provável é que fiquem presas a certas partes do aparelho, o que pode causar um curto-circuito;
Comida com muito molho: evite fazer pratos como bolonhesa ou caril na air fryer porque, à medida que o ar quente circula, pode fazer com que os líquidos quentes espirrem.
Brócolos: não vai causar estragos, no entanto, em termos de sabor, o resultado não será o melhor. Como estes vegetais não têm muita humidade, quando são feitos na air fryer ficam muito secos, amargos e com uma textura quase de pastilha elástica.
Arroz: é impossível cozer grãos de arroz crus na air fryer, têm mesmo de ser cozidos com água. Até pode tentar adicionar alguma na cesta do aparelho, mas não será suficiente. A melhor forma de cozinhar arroz é mesmo usando o fogão, uma panela e água.
Queijo: colocar pedaços de queijo soltos dentro da air fryer não é boa ideia porque vai ficar tudo sujo e difícil de limpar. Por isso, o queijo só deve entrar quando faz parte de uma sandes, por exemplo.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.