
Ao combinar imagens e texto de forma divertida para circular nas redes sociais, o meme tem um profundo impacto para interacção humana na Era digital. Os memes reflectem as tendências e os valores da sociedade em que são criados, servem como um meio através do qual as pessoas podem compartilhar experiências em torno de temas comuns.
Embora pareça ser um fenómeno novo, os memes surgiram nos tempos passados. O Centro de Investigação C-Transmedia comprova que esta palavra deriva do grego “mimema”, que significa “imitado”. Um conceito popularizado pelo biólogo Richard Dawkins, em 1976 e foi daí que se deu o nome de “meme” para uma unidade mínima de transmissão cultural.
Embora seja uma forma informal de se comunicar, esse método de comunicação é cada vez mais explorado por empresas produtoras de conteúdo. Isso acontece porque uma mensagem é divulgada e repassada por milhares de indivíduos e eles aprovam compartilhando-a com os outros, dando um novo significado à contemporaneidade, causando uma grande frequência comunicacional.
Esta adaptabilidade e influência cultural dos memes fazem com que sejam ferramentas poderosas, não só para entretenimento, mas também para fins políticos e sociais, pois têm desempenhado um papel significativo na transformação da comunicação entre indivíduos nas redes sociais.
Ao contrário da comunicação visual tradicional, que é muitas vezes focada na ordem e harmonia para transmitir mensagens complexas, o alcance dos conteúdos do meme nas redes sociais é mais representativo (se for bem executado) e presente no nosso dia-a-dia.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.