Tomar precauções ao volante é uma das melhores coisas que pode fazer em relação à sua segurança. É claro que existem regras básicas de segurança que nem é preciso dizer: nunca conduza sob influência de álcool; use sempre o cinto de segurança; não use o telemóvel; e dê aos outros motoristas o espaço adequado para manobrar e cometer erros.
No entanto, há também outra forma de se manter seguro, que poucas pessoas consideram antes de entrar no carro: vestir-se para viajar. Os especialistas do site Best Life dizem que existem peças de roupa e acessórios que deve evitar se planeia conduzir:
Sandálias de dedo
Uns calçados mais perigosos que as pessoas usam enquanto conduzem são sandálias largas ou chinelos. “Os chinelos não têm aderência adequada e podem escorregar facilmente dos pedais, comprometendo o controlo do veículo”. Além disso, “os chinelos podem não fornecer suporte suficiente para pisar no travão com rapidez suficiente para parar o carro”.
Salto alto
Os saltos altos representam um perigo semelhante e aumentam o risco ao equilibrar precariamente o peso do pé bum ponto alto e estreito. “Os saltos altos podem impedir a capacidade de aplicar pressão consistente nos pedais, sendo mais difícil travar, ou acelerar suavemente”. Em vez de conduzir de salto alto, opte por ténis e calce os sapatos à chegada.
Sapatos com sola grossa
Até mesmo ténis, ou botas podem ser perigosos ao conduzir, se tiverem solas particularmente grossas. “Semelhante aos saltos altos, botas ou ténis com sola grossa podem criar um amortecedor entre o condutor e os pedais, diminuindo o feedback táctil que ajuda a avaliar quanta pressão aplicar”.
Roupas volumosas
Usar muitas camadas de roupa, ou casacos, ou fatos de treino volumosos “pode restringir os movimentos e dificultar reacções rápidas em emergências. Eles também podem criar muito espaço entre o motorista e o cinto de segurança, reduzindo a sua eficácia”.
Roupas restritivas
Roupas excessivamente justas, ou restrictivas também podem causar danos ao conduzir, pois “podem limitar a sua amplitude de movimento, reduzindo a sua capacidade de virar, verificar pontos cegos, ou fazer as manobras necessárias. As skinny jeans, ou saias justas podem limitar o movimento das pernas, dificultando a transição rápida do acelerador para o travão”.
Chapéus e lenços
Especialistas alertam contra o uso de acessórios grandes, “como jóias grossas, ou chapéus de abas largas”, que, segundo eles, podem causar distração e “obstruir a sua visão e criar pontos cegos”. Destacam um acessório em particular: “Lenços longos podem facilmente ficar presos no volante, nas mudanças, oounoutros ccontrolos causando movimentos repentinos e inesperados. Isso representa um risco significativo à segurança”.
Fones de ouvido
Embora não sejam grandes, os fones de ouvido são outro acessório que pode causar um acidente na estrada, pois eliminam a capacidade de ouvir buzinas de carros e outros sinais de alerta auditivos.
Óculos de sol em dias sombrios
Num dia especialmente claro, os óculos de sol podem ajudá-lo a ver a estrada sem um brilho perigoso. No entanto, eles podem passar de úteis a totalmente perigosos quando o sol começa a pôr-se. “Óculos de sol só devem ser usados para proteger contra o brilho em condições de muita luz. Usá-los com pouca luz pode reduzir a visibilidade, temos visto muitos problemas e acidentes automobilísticos e acreditamos que conselhos preventivos como estes podem fazer uma grande diferença”.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.