
Dessfazer-se de um bouquet não é fácil, mesmo quando as flores estão a ficar murchas. Há quem diga que “flores são sempre flores. Mesmo murchas, não deixam de ser flores”.
Um dos principais motivos para a redução da vida útil das flores é a drenagem insuficiente. É importante que seja feito um corte 2 cm acima da base do bouquet, na diagonal (bisel), utilizando-se uma tesoura de poda, ou u. estilete afiado, para não provocar o esmagamento dos canais de absorção da haste floral. Estes cortes devem ser feitos sob água corrente para evitar a entrada de ar nas hastes.
A partir de hoje vai poder substituir as flores do vaso com mais garantia de tempo com estas dicas que o vão ajudar a manter as flores frescas e bonitas:
O primeiro cuidado com o bouquet é retirar toda a embalagem (fitas e outros enfeites), para facilitar a respiração das plantas. Antes de o colocar na jarra, certifique-se de que o recipiente esteja bem limpo, assim como a água que será utilizada.
Alimente as flores. Após os cortes das hastes, adicione para cada litro de água, 50 ml da solução feita com sumo de ½ limão, 2 colheres chá de açúcar e 2 colheres de chá de vinagre branco. Essa solução, além de evitar o crescimento de fungos, algas e bactérias, hidrata a haste floral e nutre a mesma através do açúcar contido na água. Coloque o bouquet na água. Verifique se ela é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar a contaminação por bactérias. Se houver muitas folhas no vaso, retire o excesso para facilitar a respiração das flores. Remova também os espinhos e de dois em dois dias para ajudar a nutrir as flores.
É comum, ao receber o bouquet, colocá-lo directamente na jarra sem o cortar. Entre a confecção e a entrega passa-se um tempo e a haste da flor fica seca (desidratada), fechando os canais de absorção de água da planta. Por isso, é muito importante realizar este procedimento antes de colocar na jarra.
Mantenha as flores longe de frutas. Bananas, maçãs, entre outras frutas, libertam gás etileno, que estimula a maturação. Ou seja, este gás pode fazer com que as coisas se estraguem rapidamente, incluindo flores e plantas.
Mude a água de dois em dois dias. Não trocar a água regularmente pode fazer com que o vaso acumule bactérias, o que pode fazer com que as flores murchem mais rapidamente;
Esteja familiarizado com as necessidades das flores em termos de água e luz.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.