Hoje, dia 1 de Dezembro, assinala-se o Dia Mundial de Luta contra a SIDA e em Angola as organizações estão preocupadas com o elevado número e a falta de informação em volta da doença.
De modo a olhar para esta situação de casos elevados e de falta de informação, as organizações e associações TGK, ONUSIDA e ANASO procuraram ajudar na disseminação das informações. Para isso, realizaram um concurso denominado “Canta Sida”, com Yola Semedo e Noite & Dia, que terminou com 3 finalistas.
Segundo as informações avançadas por uma nota enviada à Revista Chocolate, “o ‘Canta SIDA’ teve o percurso de dois meses intensos durante os quais, jovens angolanos com idades entre 14 e 25 anos submeteram várias composições inspiradoras e envolventes que abordam temas relacionados com o VIH/SIDA e no dia 25 de Novembro encerrou-se com 3 finalistas”.
As associações Tribo Global Kwenda (TGK), a Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA (ANASO) e o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/SIDA (ONUSIDA) tem feito tudo em prol da luta contra a SIDA.
Os finalistas foram escolhidos criteriosamente e agora têm o privilégio de contribuírem para a consciencialização sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença, uma vez que as desigualdades no acesso à terapia medicamentosa para viver com a doença contínua.
Tendo em conta as organizações, os dados nacionais do quadro da doença estimam que haja 20 infecções diárias, cerca de 22 mil por ano e que 264.365 jovens sejam órfãos, em consequência da doença.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.