Nos últimos anos, tem surgido uma tendência marcante na cena dos famosos em Angola, com figuras proeminentes como Fábio Dance, Kelly Silva, Johnny Berry, Moreno Paim e o modelo José Mena assumindo abertamente uma identidade metrossexual. Este fenómeno desafia as normas tradicionais de masculinidade e destaca uma mudança cultural significativa dentro da sociedade angolana.
Fábio Dance sempre foi reconhecido como um dos artistas mais vaidosos da nossa praça, porém, a sua preocupação com a imagem vai além do aspecto meramente vaidoso. Em entrevista, o artista declarou-se metrossexual, revelando uma preocupação excessiva com a aparência.
“Sou daqueles artistas que primam muito pela imagem. Eu corto o cabelo de dois em dois dias, faço depilação semanalmente, cuido das unhas, do cabelo, eu uso maquiagem… sou muito metrossexual”, revelou.
Kelly Silva, conhecido pela forma vaidosa como se apresenta desde o início da carreira, recentemente revelou num podcast que se considera uma pessoa metrossexual.
“São pessoas que gostam de fazer as unhas, que estão sempre atentas aos detalhes, sempre muito bem perfumadas, querem sempre estar bem vestidas, estão sempre na academia… preocupam-se muito com a sua imagem e eu sou essa pessoa”, explicou.
À revista Chocolate, o modelo José Mena afirmou que a imagem é o ponto de partida para transmitir otimismo e confiança no mundo dos negócios. “Se nos apresentarmos bem ao negociar, o prestador jamais vai recuar pelo valor oferecido… A sua marca pessoal é a imagem que você seleciona. Frequentemente revela muito sobre nós para as pessoas que não estão conectadas com connosco.”
Logo após Kelly Silva assumir a sua metrossexualidade e explicar claramente o termo, foi a vez do jovem cantor Johnny Berry se manifestar: “Se a definição for essa, então eu também sou”, declarou.
Outro nome proeminente é Moreno Paim. Ligado à música e à moda, sempre se mostrou amante do bem vestir, fato que se reflete no seu dia a dia, sempre preocupado em ter o cabelo “no ponto”, unhas cuidadas e, claro, bem cheiroso.
Entenda a origem do termo:
Metrossexual é uma junção das palavras “metropolitano” (cidade, metrópole) e “sexual”, cujo significado se refere a um homem urbano que se preocupa em cuidar da aparência.
O metrossexual gosta de se vestir bem e estar na moda. Investe em vestuário e acessórios sofisticados, frequenta cabeleireiros e institutos de beleza, cuida da pele, usa cosméticos, bons perfumes, faz manicure, pedicure, depilação, entre outros cuidados.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.