Publicidade

Homens deveriam urinar sentados e não em pé, defende pesquisa

Não são todos os homens que urinam sentados, seja por hábito ou por considerar que essa é uma prática “feminina”. Mas pesquisas indicam que há razões para fazer xixi sentado, pois a posição ao urinar pode influenciar o fluxo e o esvaziamento da bexiga. 

Homens deveriam urinar sentados e não em pé, defende pesquisa

O urologista Caio Henrique Rios Borduque comenta que “sem entrar em debates sobre igualdade ou direitos iguais, para surpresa de alguns há sim um benefício na saúde urinária e nos parâmetros de ‘urofluxometria’, em homens que possuem algum problema urinário (principalmente referente ao aumento da próstata)”.

O que também foi confirmado através de um estudo de pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda: urinar sentado é mais benéfico do que em pé, especialmente para os homens depois dos 50 anos. A revisão sistemática, publicada há alguns anos, analisou 14 bancos de dados científicos para chegar a 11 estudos clínicos – publicados entre 1999 e 2012 – sobre os hábitos de esvaziamento da bexiga de pessoas saudáveis e pessoas com sintomas do trato urinário inferior (bexiga e uretra).

O estudo mostrou que urinar sentado não é apenas benéfico para a saúde, mas também melhora a vida sexual dos homens. Além disso, urinar sentado é muito mais higiénico, reduzindo o risco de infeções. Realizar essa ação diária também permite que a próstata fique mais relaxada, o que, portanto, melhora consideravelmente a vida sexual.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Homens deveriam urinar sentados e não em pé, defende pesquisa
Publicidade