Na manhã de 23 de setembro, foi realizado um workshop sobre Ambiente e Sustentabilidade, destinado a jornalistas, com a participação de 24 profissionais representando 16 meios de comunicação social angolanos. O evento focou-se em temas essenciais como desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, e os critérios ESG – Environmental, Social and Governance.
Durante o workshop, discutiu-se o papel e a responsabilidade dos jornalistas na abordagem e divulgação de questões ambientais. Entre os principais tópicos em destaque estiveram: água, energia, resíduos, solos, biodiversidade, florestas, ordenamento do território, população, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Ana Luena Silva, especialista em sustentabilidade, explicou que, conforme o Relatório Brutland, publicado em 1987, o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. “Na prática, envolve uma coexistência pacífica entre três elementos: o ambiente, a economia e o bem-estar social, devendo cada um sustentar-se para não prejudicar os outros”, referiu.
A encerrar a atividade, Rosemarie Luís destacou a importância de um crescimento positivo e sustentável, com impacto de longo prazo, e a missão de deixar um legado para as futuras gerações, afirmando que “o compromisso é com um futuro próspero, baseado em atitudes que promovam um verdadeiro Pacto com Impacto”.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.