Publicidade

Notícias falsas podem piorar a luta contra a xenofobia na África do Sul

É sabido que não se deve acreditar em tudo que vemos nas redes sociais. Desta vez, circulam na internet, falsas histórias, testemunhos e vídeos sobre os acontecimentos na África do Sul, assim, piorando a luta contra a xenofobia.

Empresários estrangeiros sofreram os impactos de uma comunidade enfurecida de sul-africanos. No entanto, alguns indivíduos insistem em distribuir notícias falsas pelas redes sociais, o que faz com que as tensões não sejam neutralizadas. 

Publicidade

Os moradores nigerianos do país, estão no meio de um guerra, com os seus amigos, familiares e mulheres a serem alvejadas especificamente por saqueadores. Estas notícias fizeram com que muitas figuras públicas e celebridades dessem a sua opinião em relação aos acontecimentos, mas por vezes fazendo acusações que correspondem ao que vêm nas redes sociais.  Assim, dificultando a luta contra a xenofobia na África do Sul.

A tarefa é imensa: como se combate a desinformação, com públicos cada vez mais impreparados e menos informados?

Abaixo, publicamos algumas das notícias falsas que andam a circular nas redes sociais, de acordo com a Africanews:

Notícia: Estrangeiros tiveram que saltar de um prédio em chamas, depois do fogo ter sido posto por sul-africanos, Joanesburgo. 

Facto: O video não foi filmado na África do Sul e sim em Surat, na Índia. Demonstra um horrível incêndio que matou vinte jovens em Maio de 2019. 

Notícia: Nigerianos foram mortos na África do Sul.

Facto: A identidade dos dois jovens que foram mortos a semana passada, ainda está por ser revelada. o Governo Nigeriano declarou que nenhum nigeriano foi morto na África do Sul, a semana passada. 

Notícia: Estrangeiros queimados vivos por Sul Africanos. 

Facto : O vídeo abaixo foi notícia em Janeiro de 2019, o homem foi queimado vivo pela população, por ter roubado uma carteira.

Notícia: Nigerianos e Sul Africanos, estiveram envolvidos em um tiroteio. 

Facto: As pessoas no vídeo que está a circular nas redes sociais, são atores. 


Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Notícias falsas podem piorar a luta contra a xenofobia na África do Sul
Publicidade
Publicidade
Publicidade