Em alusão ao Dia Nacional da Cultura, que se celebra esta quinta-feira, 8, a Fundação BAI lança os filmes da residência artística “As Nossas Histórias”, uma iniciativa do projecto Arte nas Comunidades.
Ao todo, são 23 filmes realizados por jovens que se formaram em realização de filmes pela Fundação. Os temas, segundo uma nota da instituição, valoriza as vivências, memórias e realidades locais de Angola. Os filmes são organizados em 5 playlists, cada uma reunindo histórias diferentes, contadas a partir de vários territórios e olhares.
Os filmes já estão disponíveis no canal do YouTube da Fundação BAI. Pode assistir aqui. https://youtube.com/@fundacaobai?si=m2LLM25LHqGYbDtJ

Tesouro inestimável
A residência artística faz parte de um dos pilares da Fundação: Cultura, considerado “um tesouro inestimável”. A instituição garante que está comprometida com a sua preservação, valorização e promoção. “Investimos na preservação do nosso acervo artístico, parte vital de nossa herança, e capacitamos a nova geração de fazedores de arte, através de programas de formação”, explica a Fundação.
A instituição diz que valoriza a cultura como um pilar fundamental para a identidade e coesão social de Angola. “As nossas iniciativas culturais visam preservar o patrimônio e fomentar a expressão artística, incentivando a participação comunitária e o diálogo intercultural. Estamos empenhados em nutrir talentos e apoiar eventos que celebram a rica tapeçaria cultural angolana, contribuindo para uma sociedade mais vibrante e unida”.


