Faleceu Valentino Garavani, ícone da moda patrono da Casa Valentino

Michela Silva
1 leitura mínima

Valentino Garavani morreu nesta segunda-feira, aos 93 anos, em sua residência em Roma. O funeral acontecerá na sexta-feira, na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, também na capital italiana.

Reconhecido pela modelagem impecável, pela obsessão pelo vermelho e pelo uso marcante de laços, rendas, babados e bordados, o estilista foi um dos grandes arquitetos do glamour do final do século XX. Entre suas clientes estavam nomes como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Sophia Loren.

Jackie Kennedy usou um vestido criado por ele em seu casamento com Aristóteles Onassis, e décadas depois uma releitura de um modelo feito para ela foi usada por Jennifer Lopez no Oscar de 2003. Já em 2001, Julia Roberts venceu o Oscar de Melhor Actriz por Erin Brockovich usando um vestido vintage preto e branco assinado por Valentino.

Em 2009, sua trajetória foi retratada no documentário Valentino: O Último Imperador, dirigido por Matt Tyrnauer, que acompanhou o estilista e seu sócio de longa data, Giancarlo Giammetti, nos anos que antecederam a sua aposentadoria, em 2008.

Nascido em Voghera, em 1932, Valentino estudou moda em Milão e Paris, trabalhou com Guy Laroche e fundou sua maison em 1959.

Compartilhe este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *