A música angolana está de luto. O músico Alves Nascimento, artisticamente conhecido por “Avozinho”, membro fundador do histórico conjunto “Os Kiezos”, faleceu no domingo, em Luanda, aos 74 anos, vítima de doença. A partida do artista representa o adeus ao último integrante da formação original de um dos grupos mais emblemáticos da música nacional.

Segundo o Jornal de Angola, exímio tocador de caixa, Avozinho era o último membro fundador da primeira formação do Conjunto Os Kiezos. Foi em 1965, na zona do Kaboloxi, no Marçal, que Domingos António Miguel da Silva “Kituxi” reuniu os amigos e vizinhos Anselmo de Sousa Arcanjo “Marito” e Adolfo Coelho para dar vida àquela que se tornaria a formação mais antiga da música angolana, marcando gerações com o seu contributo cultural e identidade sonora.
No ano passado, durante as celebrações dos 60 anos do Conjunto Os Kiezos, Avozinho foi uma presença notável nas homenagens realizadas no âmbito dos projectos “Muzonguê da Tradição” e “Show do Mês”, no Marçal. Nas duas ocasiões, expressou gratidão pelo reconhecimento e defendeu a preservação da história e do legado do conjunto, sublinhando a importância de manter viva a memória colectiva da música angolana.
Gegé Faria, membro da actual formação, lamentou profundamente a morte do músico e garantiu que o grupo continuará a honrar o nome de todos os que colocaram uma pedra no edifício cultural em que se transformou “Os Kiezos”, reafirmando o compromisso com a continuidade e valorização do seu legado.




