Iniciamos esta semana na Revista Chocolate uma nova rubrica dedicada aos viajantes mais curiosos e desbravadores: um itinerário exclusivo pelos 10 países menos falados e visitados do planeta. São refúgios intocados pelo turismo de massas que guardam histórias, paisagens singulares e um modo de vida preservado longe dos grandes circuitos globais.
A nossa primeira paragem leva-nos até à Oceania para descobrir Tuvalu, oficialmente reconhecido como o país que menos turistas recebe em todo o planeta, registando uma média modesta de apenas 2.000 visitantes por ano.

Para quem acompanhava o famoso programa da televisão norte-americana Survivor, o cenário de ilhotas paradisíacas e águas cristalinas pode soar familiar, uma vez que o arquipélago serviu de pano de fundo para uma das temporadas do reality show. Para a maioria do público, contudo, a existência deste pequeno refúgio passa quase despercebida.

Localizado a cerca de 1.000 quilómetros a norte de Fiji, Tuvalu possui uma extensão territorial de apenas 25 km² e uma rotina pautada pela serenidade absoluta: o país não tem exército, não possui partidos políticos organizados e apresenta índices de criminalidade praticamente nulos.

Para quem sonha com um verdadeiro desligamento do ritmo frenético do mundo e com uma imersão na natureza intocada, Tuvalu abre com chave de ouro a nossa jornada pelos destinos mais secretos do planeta. Fique atento à próxima semana para descobrir a segunda paragem da nossa lista!