Algumas pessoas correm para participar em competições e melhorar os tempos de prova, outros para libertar o stress e há aquelas pessoas que procuram na corrida a fórmula mágica para perder peso. É normal, afinal, a corrida é uma das melhores atividades cardiovasculares para quem quer emagrecer.
Para o último grupo, ter consciência da distância que percorremos diariamente, do tempo que fazemos e até da quantidade aproximada de calorias que queimamos durante a corrida, é a melhor forma de alcançar objetivos.
No fundo, tudo conta e com um bom planeamento não tem como falhar. Quando isso não acontece, é porque algo não está certo. Ou seja, correr todos os dias e ter uma alimentação equilibrada não é suficiente, se não tomar atenção a estes erros básicos:
Atenção ao tipo de treino
A maioria das pessoas que correm na rua, não segue nenhuma plano (programação) de treino específica e acabam por fazer sempre a mesma coisa. O problema é que “o nosso corpo adapta-se com alguma facilidade aos estímulos impostos”, diz Paulo Ah Quin, master trainer do Holmes Place.
Sim, esta pode ser uma razão para não estar a perder peso e, por isso, “devemos variar os treinos seguindo uma lógica de progressão para assegurar um estímulo adequado”.
Solução: experimente variar o percurso, a duração e a intensidade de treino. Faça séries de sprints, pelo menos, duas vezes por semana.
Não se esqueça do treino de força
Não é por correr que deve deixar de fazer um treino de musculação, uma vez que “a corrida contínua de longa duração promove a perda de massa muscular e ela é essencial para perder peso”.
O ideal é fazer um treino de força, pelo menos, duas vezes por semana.
É melhor esquecer as bebidas e barras energéticas
Aquela ideia de que por correr deve consumir bebidas e barras energéticas não é a mais acertada. Afinal, como o nome indica, estes produtos contêm altos valores calóricos.
“Por norma, dependendo da intensidade de treino, devemos consumir entre 15 a 30 gramas de hidratos de carbono por cada hora de treino. Uma bebida energética comercial ronda os 40 gramas por garrafa, o que excede as necessidades por treino (partindo do pressuposto que corre uma hora)”. Para se manter hidratado, a água é a melhor opção.
Nada de tragédias alimentares ao fim de semana
Durante a semana, até pode correr, correr e correr todos os dias e ter uma alimentação super saudável. Mas se ao fim de semana decide cometer uma loucura, é normal que não emagreça. Ou seja, não é a corrida que não está a dar resultados.
Segundo o master trainer, a perda de peso depende do balanço negativo entre as calorias ingeridas e as gastas. E não, não pode contar só com os dias de treino.
Cuidado com o over training
Sente-se sem energia? Constantemente doente, com infeções, constipações e lesões múltiplas? Também não dorme bem? Provavelmente, está em over training. Ou seja, o volume de treino não está a ser devidamente compensado com o descanso adequado. Resultado: também não consegue perder peso.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro