Aliko Dangote, nascido a 10 de Abril de 1957 (62 anos), é um empresário nigeriano, e de acordo com a revista Forbes é uma das pessoas mais ricas do mundo e a mais rica de África.
O empresário nasceu em Kano, na Nigéria, uma cidade habitada pelos Fulani, uma antiga etnia da África Ocidental da qual Aliko Dangote faz parte. Aos 21 anos, Aliko Dangote começou a trabalhar como um pequeno comerciante de cimento e açúcar em Lagos.
O magnata é um sonhador nato, apesar de ter encontrado muitas dificuldades no seu caminho, afirma que sempre sonhou grande e isso tornou-se o seu lema.
“Para conseguires, tens que pensar em grande, sonhar em grande, para seres grande” – Aliko Dangote.
Aliko Dangote formou-se na universidade de Al-Azhar, no Cairo, e hoje possui uma grande influência política e económica no seu país.
Em 1981, o magnata criou a Dangote Group, uma industrial multinacional nigeriana que hoje em dia é a maior empresa na África Oeste e uma das maiores empresa em África com, mais de 30,000 funcionários. A empresa é focada na fabricação e distribuição de cimento, açúcar, sal e especiarias, farinha, massas, materiais de embalagens, tecnologia, comida e bebida e transportação. Assim sendo uma das maiores instituições privadas de África com um lucro de mais 4.1 bilhões de dólares em 2017.
Actualmente a “net-worth” do empresário de acordo com a Forbes é de 9.2 bilhões de dólares, tornando-se o homem negro mais rico do mundo e o mais rico de África.