O excesso de suor nas mãos e nos pés é uma condição conhecida como “hiperidrose”. Essa condição pode ocorrer devido a vários fatores, e pode ser dividida em dois tipos principais:
Hiperidrose primária (idiopática): Neste caso, a causa exata do excesso de suor não é conhecida. Acredita-se que a hiperidrose primária seja causada por uma disfunção no sistema nervoso, que é responsável pelo controle da sudorese. Esse tipo de hiperidrose geralmente afeta as mãos, pés, axilas e rosto. Pode ter um componente genético, ou seja, pode ser mais comum em pessoas de uma mesma família.
Hiperidrose secundária: A sudorese excessiva pode ser um sintoma de outra condição médica, como problemas hormonais (por exemplo, hipotireoidismo ou menopausa), diabetes, distúrbios nervosos, infeções, medicamentos ou até mesmo certos tipos de cancro. Nesse caso, o excesso de suor não está restrito a áreas específicas, mas pode afetar todo o corpo.
Além disso, fatores como stress, ansiedade e temperaturas elevadas também podem agravar a sudorese nas mãos e pés, já que o corpo entra em um estado de resposta de “luta ou fuga”, ativando as glândulas sudoríparas.
O tratamento para a hiperidrose pode incluir desde o uso de anti-transpirantes mais fortes, medicamentos orais, terapias com toxina botulínica (botox), até intervenções mais invasivas como cirurgia ou iontoforese, dependendo da gravidade do caso.
Por: Michela Silva