Assinala-se hoje o Dia Internacional do Jazz, uma data que celebra muito mais do que um estilo musical–celebra um grito de liberdade, de criatividade sem limites e de resistência transformada em beleza sonora.

Nascido da dor, da opressão e da luta de um povo, o jazz tornou-se num fenómeno global. É a música da improvisação e da criação coletiva, capaz de unir culturas, cruzar fronteiras e dar voz à alma humana. Em cada nota tocada, há história, há coragem e há o pulsar da diversidade.
Como sublinhou a icónica Nina Simone: “Jazz é uma palavra branca para definir a gente negra. A minha música é a música clássica negra.”

Hoje, o mundo ouve jazz–e com ele, escuta também a herança, a resistência e a arte viva que continua a inspirar gerações.
Quer partilhar a sua música ou artista de jazz preferido neste dia especial?
Texto: Gracieth Issenguele